Com a intensa digitalização da pandemia, ficou cada vez mais importante saber como reorganizar os processos digitais — especialmente aqueles relacionados ao e-commerce, setor que apresentou intenso crescimento em 2020 e 2021. Essa necessidade urgente fez crescer o contato de empresas varejistas com outras responsáveis pela logística e, o resultado de tudo isso, foi um aumento considerável de vendas e eficiência.
Foi isso que a Saint-Globain Abrasivos — empresa que produz lixas, discos de corte, mantas, máquinas cortadoras, colas e outros insumos e equipamentos de abrasão — viu acontecer com seu negócio: um crescimento desenfreado do e-commerce que precisava de organização e planejamento. Nesse momento, a DHL Supply Chain entrou numa parceria para auxiliar a logística dos processos.
“Essa mudança agiliza muito o time to market, sem contar as sinergias em termos de infraestrutura, equipe, gestão e real estate. Favorece também uma maior flexibilidade e resiliência operacional, pois elimina um elo da cadeia de suprimentos, aspectos que se mostraram fundamentais para a manutenção do fluxo de abastecimento frente as restrições provocadas pela pandemia”, comenta Adriano Medeiros, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.
Resultados para o e-commerce e planejamento na logística
Ter um processo de logística dividido para o e-commerce em mais mãos pode parecer desafiador em um primeiro momento, mas em um curto período já revela seus benefícios. Ambas as empresas notaram aumentos na satisfação do cliente final e nos pedidos, o que culminou em um crescimento geral para a Saint-Globain.
A DHL é líder global em armazenagem e distribuição. Quando afirmou a parceria de trabalho com a Saint-Globain Abrasivos, transferiu as linhas de produção de sua fábrica no centro de Guarulhos para um Centro de Distribuição na mesma cidade. Essa estratégia de in plant logistics trouxe resultados muito promissores, especialmente para o consumidor final: a empresa já conta com 98% de sucesso nas entregas dentro do prazo.
“A fusão da operação de conversão com a operação logística tem como objetivo continuar a construção de uma organização que ofereça os melhores serviços. Essa mudança vai nos permitir trabalhar em quatro frentes: aumentar a eficiência de atendimento, ampliar a produtividade e a rentabilidade operacional, e conquistar novos clientes”, destaca Helen de Souza, gerente de logística da Saint Globain.
“Com essa alteração, foi possível a flexibilização na conversão de produtos na planta de Cumbica em Guarulhos, com a produção de itens MTO (Produção sob Encomenda) e MTS (Produção para Estoque), garantindo o atendimento muito mais ágil aos nossos clientes, uma vez que elimina o tempo de trânsito entre fábrica e centro de distribuição. O diferencial está no tempo de processamento do pedido que ao ser apontado pela fábrica no mesmo dia é faturado e expedido aos nossos clientes”, completa.
Outro grande avanço foi o desempenho para o transporte dos pedidos feitos por e-commerce. A DHL realizou o transporte rodoviário para os distribuidores, revendedores, megastores e home centers para amplificar ainda mais os processos. Em 2021, foram 50 mil entregas com a abrangência de cinco mil veículos.
“Esse novo desenho permitiu a realização de entregas até no mesmo dia na Grande São Paulo, um ganho muito significativo frente a um mercado cada vez mais competitivo e com lead times de entrega cada vez menores. Planejamos ainda agregar outros serviços a essa operação, principalmente packaging e um escopo mais amplo de transportes, principalmente last mile”, conclui o diretor da DHL Supply Chain.
Esses resultados são mais uma prova de que a pandemia causou uma união de empresas mais evidente, em um processo B2B que levou muitos negócios ao crescimento mesmo com a chegada do vírus.
Fonte: Consumidor Moderno
29/11/2024
Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins
Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)