03/03/2023

Operadores Logísticos discutem o pós-pandemia nas cadeias de produção no último dia da Intermodal

 Operadores Logísticos discutem o pós-pandemia nas cadeias de produção no último dia da Intermodal



Flexibilidade, novas rotas e modais, planejamento, visibilidade e longo prazo. Esses foram alguns dos aprendizados obtidos pelo setor de logística com a pandemia do coronavírus, que apesar de arrefecida, ainda deixa a sua marca. 


Os impactos da crise sanitária integraram as discussões do painel "Comércio Internacional na Pós-Pandemia: as percepções dos Operadores Logísticos em relação às mudanças nas cadeias de produção", durante a 27a edição da Intermodal South America, encerrada nesta quinta-feira. A mediação ficou por conta da diretora-executiva da ABOL, Marcella Cunha.


A essencialidade da logística para manter os mercados abastecidos, assim como o surgimento de novas oportunidades e o desenvolvimento de soluções foram lembradas pelos representantes de empresas, como a CEVA, Brado, Multilog e Wilson Sons. Os executivos concordaram que a pandemia trouxe mudanças, como a necessidade de se repensar a produção centralizada, saindo da extrema dependência da China, por exemplo.


"Com os Estados Unidos tendo colocado como meta tirar a dependência naturalmente, está havendo um roll out das companhias na busca por países friendly. Vejo o Brasil e o México em potencial para ocuparem esse destaque e atenderem o mercado americano", destacou o CEO da Multilog, Djalma Vilela. Para o diretor comercial da Brado, Daniel Salcedo, "os clientes passaram a ter uma visão mais racional do uso do sistema, com planejamento e novas soluções intermodais".


O frete e o e-commerce, cujo crescimento foi significativo na pandemia, também foram o foco dos debates. De acordo com os operadores, os fretes estão mais baixos do que antes da chegada da Covid-19, com exceção apenas às exportações brasileiras, onde os custos operacionais dos armadores também subiram. 


Quando se trata das vendas online, o diretor executivo do Tecon Salvador e Centro Logístico da Wilson Sons, Demir Lourenço, trouxe à tona o caso recente da Americanas. "Vai ser um ano desafiador nesse aspecto. Há empresas de tecnologia dedicadas ao e-commerce com impacto negativo grande", afirmou. Já o head of Trade Management and Product Development da CEVA, Giovani Grassi, observou a complexidade da logística do ecommerce. 


"A entrega no mesmo dia é difícil e cara. Receber o produto no mesmo dia tem um custo importantíssimo, a margem de venda é baixa, não é tão rentável como na pandemia. O que vimos recentemente foi a expansão de lojas somente online agora estabelecendo pontos de coleta onde produtos podem ser retornados".


A Intermodal South America é o maior e mais completo evento das Américas e chama a atenção pela variedade de soluções para a gestão logística e transporte de cargas, em todos os modais de transporte. O evento, realizado no São Paulo Expo, contou com a participação de 500 marcas nacionais e internacionais, representantes de todos os elos da cadeia de produção, suprimentos e distribuição. Entre os expositores estavam associadas à ABOL, como a Multilog, Bravo, Coopercarga, Tora, Wilson Sons e JSL. 



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.