11/01/2023

'Nível de confiança sem igual', diz DHL sobre uso de blockchain na logística

 'Nível de confiança sem igual', diz DHL sobre uso de blockchain na logística



Nos últimos anos, a tecnologia blockchain vem provando que não se resume apenas às criptomoedas. Ela também pode facilitar os processos do dia a dia de uma série de pessoas e empresas, como na logística de bens de consumo, segundo a DHL.


A empresa, que é uma das líderes mundiais de logística e atua em mais de 220 países, apontou diversas formas em que a tecnologia blockchain pode ajudar a melhorar os processos do setor, desde a gestão de notas fiscais até a rastreabilidade de produtos contaminados.


Segundo Ana Claudia Wierman Terra, supervisora de estratégia do setor de consumo na DHL, a disseminação da tecnologia blockchain se dá um cada vez mais indústrias, e na logística não seria diferente.


A visibilidade e a rastreabilidade do blockchain podem fornecer dados fundamentais para conhecer mais profundamente o mercado, tomar decisões, prestar contas e promover mudanças de estratégia, apontou a executiva, que é mestre em administração de negócios, em um artigo.


produtos foram contaminados e a rastreabilidade dos lotes e chocolates fabricados a partir do lote identificado na rede.


“Os dados podem vir de diversas fontes diferentes, e o próprio sistema não permitiria nenhuma fraude ou adulteração. O blockchain seria um ‘selo’ mostrando que aquela informação é autêntica e verdadeira, sem possibilidade de ter sido modificada ou adulterada para beneficiar outro stakeholder”, afirmou Ana Claudia.


Os dados registrados em blockchain estariam facilmente acessíveis, tanto para funcionários, parceiros, quanto para consumidores. Com a ajuda dos QR Codes, clientes podem acessá-los com facilidade, garantindo a transparência sobre dados de origem dos ingredientes e até mesmo todas as transações realizadas até que o produto chegasse ao seu destino final.


“O blockchain é uma tecnologia que nasceu com intuito de levar um nível de confiança sem igual para a cadeia de suprimentos end-to-end, podendo agir como um pilar de visibilidade dos processos para empresas parceiras e até mesmo os consumidores finais”, concluiu a supervisora de estratégia do setor de consumo da DHL.


Fonte: Exame



Notícias Relacionadas
 Ferrovia Transnordestina recebe autorização da ANTT e pela primeira vez terá transporte de cargas

10/10/2025

Ferrovia Transnordestina recebe autorização da ANTT e pela primeira vez terá transporte de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quinta-feira (9/10), o início do tráfego ferroviário de cargas na Ferrovia Transnordestina, em regime de comissioname (...)

Leia mais
 Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

09/10/2025

Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

A Luft Logistics lançou a AcademIA Luft, uma plataforma educacional online voltada para o desenvolvimento de soluções e o aprimoramento de talentos da companhia. Criada pela área de Inte (...)

Leia mais
 Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

09/10/2025

Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

Uma das saídas é garantir às marcas a possibilidade de armazenar estoques próximos do consumidor para permitir entregas rápidas. Para este ano, a multinacional de logística espera al (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.