15/09/2022

Logística é base para sucesso de comércio on-line, apontam especialistas

 Logística é base para sucesso de comércio on-line, apontam especialistas



O consumidor brasileiro tem revelado uma nova preferência de compras, optando em adquirir produtos pela internet. A tendência se intensificou com a pandemia de covid-19, mas dados indicam que ela veio para ficar. Segundo pesquisa divulgada em abril pela Neotrust — em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital —, as vendas pela internet cresceram cerca de 27% de janeiro a agosto no país, se comparado com o mesmo período no ano passado.


Mas, para aqueles que ainda resistem às compras on-line, dois motivos são determinantes: o valor do frete e o tempo previsto para a entrega. De acordo com a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, 85% dos consumidores virtuais têm o hábito de desistir da mercadoria nessas fases.


Conforme o estudo, a maior parte dos entrevistados (66%) desiste devido ao valor do frete.


“A logística tem um papel fundamental hoje na estratégia de negócio das empresas”, explica o jornalista e especialista em inovação Eduardo Cosomano, autor do livro Ouvir, agir e encantar: a estratégia que transformou uma pequena empresa em uma das líderes do seu setor (Editora Gente).


“Gosto de fazer um paralelo com uma loja física. Você entra, a loja é arejada, você encontra os produtos com facilidade, os preços são visíveis e não há nenhuma pegadinha. O e-commerce é a mesma coisa. Os preços têm que estar acessíveis, eu tenho que encontrar fotos dos produtos, ter uma boa navegabilidade, não cair toda hora. Tudo isso é fundamental para uma boa venda na internet. A logística amarra tudo isso”, explica Cosomano. “Quando você faz toda a experiência, compra o que você quer, mas ele fala assim: mas eu só te entrego (em) vinte dias, né? Como consumidor, provavelmente você vai ficar chateado. Por essa razão, as empresas estão buscando alternativas logísticas”, diz.


Dentre as alternativas, Cosomano destaca as dark stores (espaços de distribuição para entrega de produtos adquiridos on-line), pontos de retirada, lockers (cofres que abrem com código ou senha, para o cliente retirar o produto), dentre outras alternativas. “Há uma série de estratégias hoje que colocam a logística de forma a auxiliar na venda e na experiência do consumidor”, frisa.


Satisfação do cliente


Para Guilherme Juliani, CEO do Grupo de logística MOVE3, uma das líderes do setor no Brasil, a premissa de que “o cliente sempre tem razão” pode ajudar a perseguir o objetivo de melhorar a experiência de consumo.


“Toda vez que vou conversar com um cliente insatisfeito, penso que ele tem razão. A não ser que ele esteja completamente equivocado, tento genuinamente entender o porquê de sua insatisfação, mesmo aquele cara mais difícil. Não se trata de concordar sem reflexão com tudo que ele fala, muito pelo contrário. Parto da premissa de que ele provavelmente está certo na sua dor. Pensar assim permite que eu o escute sem ruídos e encontre oportunidades ali”, conta.


Enxergar a reclamação como oportunidade de negócio também é uma estratégia defendida por Cosomano. “Toda crítica do cliente embute uma oportunidade de negócio. Basta que a gente chegue lá e o escute pra entender o que que ele precisa, como é que a gente pode fazer, se a gente não pode fazer, pode indicar alguém, mas de alguma forma cria um vínculo, ao invés de criar uma fronteira com esse cliente”, destaca.


Fonte: Correio Braziliense



Notícias Relacionadas
 Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

22/07/2025

Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) finaliza negociações para o primeiro contrato de renovação de frota de caminhões pelo Fundo Clima, que oferece financiament (...)

Leia mais
 Projeto estratégico para acelerar o desenvolvimento do Nordeste, Transnordestina recebe mais R$ 1,4 bilhão do Governo Federal

21/07/2025

Projeto estratégico para acelerar o desenvolvimento do Nordeste, Transnordestina recebe mais R$ 1,4 bilhão do Governo Federal

Principal projeto ferroviário em andamento no país e peça-chave para impulsionar a logística, economia e o desenvolvimento do Nordeste, a Transnordestina recebeu, nesta sexta-feira (18), (...)

Leia mais
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.