O gigante alemão DB Schenker lança esta segunda-feira, 9 de agosto, a Schenker Ventures, a sua nova unidade de negócio “dedicada a promover a inovação no mundo da logística, através do apoio e da colaboração com empreendedores e fundadores de novas empresas”, anuncia o grupo de logística germânico.
“A Schenker Ventures reunirá e promoverá os investimentos corporativos existentes da DB Schenker, apoiando empresários e empresas em fase de arranque, com capital, ativos e experiência na indústria”, adianta o grupo. Esta nova unidade “fará uma parceria com o MVP Factory para realizar estudos de viabilidade e de risco dos projetos”.
Segundo Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, com a nova unidade, o grupo alemão “quer ser o principal motor de novas ideias dentro da cadeia de abastecimento e da indústria logística, enquanto construímos um futuro digital e amigo do ambiente”.
A Schenker Ventures “sendo uma iniciativa estratégica fora da nossa atividade quotidiana, encontrará a sua casa nas proximidades da DB Schenker, mas não dentro da própria empresa. Estamos a dar início a um novo capítulo de projetos empresariais e de inovação”, adianta Jochen Thewes.
Também Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures, refere que a Schenker Ventures “baseia-se num princípio fundamental: as grandes ideias precisam de liberdade empresarial. Os fundadores de empresas devem ter controlo sobre as suas ideias. Portanto, o nosso objetivo é criar um ambiente em que mantenham a plena propriedade e controlo das suas novas empresas. Como empresa experiente e com uma extensa rede, fornecemos apoio com capital, experiência em gestão de cadeias de abastecimento, infra-estruturas logísticas e contactos com clientes de topo em todo o mundo”, explica Hoffmann.
A Schenker Ventures terá dois pilares. O primeiro serve para estruturar todas as atividades de capital de risco da DB Schenker e atuar como um investidor a longo prazo em empresas emergentes nos campos da logística e gestão da cadeia de abastecimento. Este pilar procura enfatizar o desenvolvimento e conceção de novos modelos de negócio construídos em torno de conceitos digitais, promovidos pela tecnologia e orientados para a sustentabilidade.
O estudo de risco é o segundo pilar da Schenker Ventures — estabelecido em conjunto com a MVP Factory, com sede em Berlim — para ser pioneiro em logística, oferecendo a oportunidade de lançar a próxima geração de empresas que impulsionarão a transformação contínua e profunda da indústria. Cada empresa basear-se-á nas ideias dos empresários ou em ideias de conceitos que a Schenker Ventures e MVP Factory desenvolvem em conjunto.
Através de uma análise de risco, os fundadores selecionados receberão todos os recursos de que necessitam para lançar com sucesso as suas empresas, incluindo capital, mentoria e experiência no seu âmbito de atuação.
Por seu turno, Philipp Petrescu, diretor executivo da MVP Factory, refere que “criar uma empresa não é fácil”: “juntamente com a equipa fundadora, usaremos o nosso músculo de desenvolvimento de produtos para validar rapidamente ideias, criar serviços viáveis e encontrar clientes que contribuam desde cedo para aumentar as probabilidades de sucesso. Juntamente com a DB Schenker, ofereceremos a empreendedores excecionais a oportunidade de lançar de forma rentável a próxima geração de empresas de logística”, adianta o executivo da MVP Factory.
A DB Schenker adianta que colabora atualmente com mais de 50 empresas emergentes e tecnológicas, de um conjunto diversificado de unidades de negócio, âmbitos de atividade e regiões de todo o mundo. A fundação da Schenker Ventures impulsionará ainda mais este compromisso, dando, por exemplo, continuidade aos investimentos recentes e às colaborações para realizar provas de conceito com o pioneiro da mobilidade aérea urbana Volocopter ou o promotor autónomo de robótica móvel Gideon Brothers.
A DB Schenker tem cerca de 74.200 colaboradores em mais 2.100 instalações que operam em cerca de 130 países, sendo um dos principais fornecedores de logística do mundo. A empresa opera serviços de transporte terrestre, aéreo e marítimo, e também oferece soluções completas para logística e gestão global da cadeia de abastecimento.
O gigante alemão DB Schenker lança esta segunda-feira, 9 de agosto, a Schenker Ventures, a sua nova unidade de negócio “dedicada a promover a inovação no mundo da logística, através do apoio e da colaboração com empreendedores e fundadores de novas empresas”, anuncia o grupo de logística germânico.
“A Schenker Ventures reunirá e promoverá os investimentos corporativos existentes da DB Schenker, apoiando empresários e empresas em fase de arranque, com capital, ativos e experiência na indústria”, adianta o grupo. Esta nova unidade “fará uma parceria com o MVP Factory para realizar estudos de viabilidade e de risco dos projetos”.
Segundo Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, com a nova unidade, o grupo alemão “quer ser o principal motor de novas ideias dentro da cadeia de abastecimento e da indústria logística, enquanto construímos um futuro digital e amigo do ambiente”.
A Schenker Ventures “sendo uma iniciativa estratégica fora da nossa atividade quotidiana, encontrará a sua casa nas proximidades da DB Schenker, mas não dentro da própria empresa. Estamos a dar início a um novo capítulo de projetos empresariais e de inovação”, adianta Jochen Thewes.
Também Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures, refere que a Schenker Ventures “baseia-se num princípio fundamental: as grandes ideias precisam de liberdade empresarial. Os fundadores de empresas devem ter controlo sobre as suas ideias. Portanto, o nosso objetivo é criar um ambiente em que mantenham a plena propriedade e controlo das suas novas empresas. Como empresa experiente e com uma extensa rede, fornecemos apoio com capital, experiência em gestão de cadeias de abastecimento, infra-estruturas logísticas e contactos com clientes de topo em todo o mundo”, explica Hoffmann.
A Schenker Ventures terá dois pilares. O primeiro serve para estruturar todas as atividades de capital de risco da DB Schenker e atuar como um investidor a longo prazo em empresas emergentes nos campos da logística e gestão da cadeia de abastecimento. Este pilar procura enfatizar o desenvolvimento e conceção de novos modelos de negócio construídos em torno de conceitos digitais, promovidos pela tecnologia e orientados para a sustentabilidade.
O estudo de risco é o segundo pilar da Schenker Ventures — estabelecido em conjunto com a MVP Factory, com sede em Berlim — para ser pioneiro em logística, oferecendo a oportunidade de lançar a próxima geração de empresas que impulsionarão a transformação contínua e profunda da indústria. Cada empresa basear-se-á nas ideias dos empresários ou em ideias de conceitos que a Schenker Ventures e MVP Factory desenvolvem em conjunto.
Através de uma análise de risco, os fundadores selecionados receberão todos os recursos de que necessitam para lançar com sucesso as suas empresas, incluindo capital, mentoria e experiência no seu âmbito de atuação.
Por seu turno, Philipp Petrescu, diretor executivo da MVP Factory, refere que “criar uma empresa não é fácil”: “juntamente com a equipa fundadora, usaremos o nosso músculo de desenvolvimento de produtos para validar rapidamente ideias, criar serviços viáveis e encontrar clientes que contribuam desde cedo para aumentar as probabilidades de sucesso. Juntamente com a DB Schenker, ofereceremos a empreendedores excecionais a oportunidade de lançar de forma rentável a próxima geração de empresas de logística”, adianta o executivo da MVP Factory.
A DB Schenker adianta que colabora atualmente com mais de 50 empresas emergentes e tecnológicas, de um conjunto diversificado de unidades de negócio, âmbitos de atividade e regiões de todo o mundo. A fundação da Schenker Ventures impulsionará ainda mais este compromisso, dando, por exemplo, continuidade aos investimentos recentes e às colaborações para realizar provas de conceito com o pioneiro da mobilidade aérea urbana Volocopter ou o promotor autónomo de robótica móvel Gideon Brothers.
A DB Schenker tem cerca de 74.200 colaboradores em mais 2.100 instalações que operam em cerca de 130 países, sendo um dos principais fornecedores de logística do mundo. A empresa opera serviços de transporte terrestre, aéreo e marítimo, e também oferece soluções completas para logística e gestão global da cadeia de abastecimento.
Fonte: Jornal Econômico
29/11/2024
Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins
Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)