A DHL Supply Chain comemora as operações de seus hub aéreo em Guarulhos (SP), que consolida, paletiza e prepara cargas para transporte aéreo nacional expedidos em São Paulo. O local também consolida as cargas em estruturas padrões para o embarque aéreo, com isso, explica a empresa, minimizando ocorrências de avarias e extravios, e dá acesso direto a pista de voos. Além disso, a DHL Supply Chain tem acordos de blocked space com as companhias aéreas.
De acordo com a companhia, já foram expedidos na estrutura cerca de 6 mil toneladas e a demanda continua aquecida em 2022, principalmente para cargas expressas dos clientes dos setores automobilístico, farmacêutico e de tecnologia.
A DHL ressalta que embora a situação tenha melhorada um pouco, dificuldades no modal marítimo continuam a impactar fluxos internacionais de entregas que, para serem compensados pelo menos parcialmente no trajeto doméstico, estimulando o uso do modal aéreo. Em outros casos, a maior dificuldade na obtenção de peças e componentes também leva a um maior uso do transporte aéreo. Paralelo a isso, cresceu também a participação do e-commerce nas cargas processadas pelo hub, mas, neste caso, o impulsionador foi a necessidade de realizar entregas super-rápidas em áreas distantes do País.
“Inauguramos o Hub durante um dos períodos mais críticos da pandemia, com uma oferta de voos muito reduzida. Porém, esta dificuldade nos possibilitou trabalhar com embarques mais consolidados, em aeronaves maiores ou até em cargueiros, o que nos trouxe uma melhor consolidação das cargas e uma melhor performance de embarque, que conseguimos manter nas principais rotas até hoje, mesmo com a retomada gradual dos voos de passageiros”, afirma o diretor de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil, Luiz Brunherotto.
O hub de Guarulhos se conecta também com outras soluções de transportes da DHL Supply Chain, como caminhões elétricos, bicicletas, smartlockers e, principalmente, a linha rodoviária Rodo Expresso que realiza entregas em um raio de até 1.200 km, com um prazo igual ao modal aéreo.
Fonte: Tecnologística