Damián Matias Arcidiácono – diretor financeiro
Mudar de atitude não é fazer grandes atos, por vezes, apenas um gesto é transformador. Para mudarmos de atitude precisamos enfrentar o medo e a insegurança.
Somente assim podemos substituir eles por sentimentos bons. Mudar de atitude é um presente que damos a nós mesmos. Quando falamos em mudança de comportamento, não estamos apenas nos propondo a acordar em um belo dia e virar a chave. Seria mais fácil se fosse assim, mas não é, pois ao longo de nossa vida carregamos diversos tipos de atitudes, baseadas em nossas experiências e crenças, e são elas que direcionam nossa forma de ser, pensar e agir.
Portanto, a mudança comportamental começa por aí, mas não se resume a isso apenas. Neste sentido, segundo Triandis (1971, p. 14), “O comportamento não é apenas determinado pelo que as pessoas gostariam de fazer, mas também pelo que elas pensam que devem fazer e pelas consequências esperadas de seu comportamento”. Ou seja, tudo que fazemos tem um sentido, uma razão de ser, seja ela boa ou não tão boa, e disso sempre esperamos uma resposta proporcional aos esforços que empregamos.
A Veloce está em um momento crucial de transformação e mudanças diárias, em que busca constantemente aprimorar a cultura organizacional e implementar as melhores práticas do mercado com o apoio constante de todos os colaboradores, de todos os níveis hierárquicos.
Como nosso valor mais importante, temos a segurança como princípio, com o objetivo de alcançar a meta de zero acidentes. Para tornar isso uma realidade, criamos um projeto totalmente dedicado a esse propósito, que envolve desde a melhoria das ações já existentes, como telemetria, controle de viagem noturna e análise das causas raízes dos acidentes, até a recebimentos de auditorias e consultorias de empresas referências do mercado.
Ainda assim podemos dizer que a transformação comportamental é influenciada por fatores como – situação, necessidade e por sentimentos e informações novas também. Todos estes elementos estão presentes na vida das pessoas, porém a mudança só ocorre quando há uma abertura para isso.
Embora muitas dessas mudanças não sejam simples, especialmente em um mercado tão competitivo como o de logística, onde a busca por produtividade muitas vezes se sobrepõe à segurança, e em um país onde mais de 33 mil pessoas morrem no trânsito a cada ano, é preciso nadar contra a corrente, mas isso faz parte do nosso propósito e a Veloce está determinada a impactar positivamente a sociedade e a comunidade ao seu redor.
Algumas das principais ações que estamos implementando incluem um maior controle da velocidade e da fadiga dos motoristas, com atuação em tempo real do nosso time do Centro de Controle Operacional (CCO), bem como uma maior aproximação da alta gestão ao campo, realizando conversas diárias com nossos motoristas próprios e agregados para entender e tirar suas dúvidas e ouvir de quem está na linha de frente, as suas reais dificuldades.
Além disso, aumentamos o número e a frequência de treinamentos voltados à segurança e implementamos regras mais assertivas no processo de contratação. Também reestruturamos nosso organograma para dar mais autonomia às áreas relacionadas diretamente à segurança.
Com mais de 200 ações a serem implantadas até junho de 2023, estamos determinados a alcançar nossos objetivos. Sabemos que o mercado e os clientes valorizam a segurança, mas para nós, o mais importante é garantir que todos os motoristas que prestam serviços à Veloce retornem para suas casas e famílias vivos e em segurança.
Sabemos que mudar não é uma tarefa fácil, mas um exercício diário que precisa ser iniciado e isso não quer dizer que devemos ou podemos desistir. No caso de errar, aprender com seus erros, fazer diferente, praticar, e compreender que somos sim capazes de mudar nossos comportamentos, para o bem comum da empresa e de todos ao nosso redor. O comportamento é movido pelos nossos sentimentos e pensamentos (componentes estes da atitude).
Assim, ao falarmos em mudança de comportamento, precisamos, primeiro, mudar o que pensamos e o que sentimos, nossa mente e o nosso coração.
Aqui na Veloce, durante nossa experiência de mais de 10 anos de mercado, prezamos pela segurança e qualidade de vida dos nossos funcionários, prestadores de serviços e todas as pessoas ao nosso redor. Somos terminantemente contrários a qualquer atitude e comportamento irresponsável, que coloque a segurança no trânsito em risco. Por esse motivo, desenvolvemos campanhas de conscientização de direção defensiva, cuidados na estrada e respeito à vida. Entendemos que o cuidado com os prestadores de serviços, que transportam a nossa marca e os produtos de nossos clientes é parte fundamental de um serviço logístico de qualidade.