06/02/2023

Coopercarga investe na aquisição de carregadores de alta voltagem para veículos elétricos

 Coopercarga investe na aquisição de carregadores de alta voltagem para veículos elétricos



A Coopercarga anuncia mais um projeto que reúne inovação e ESG: a aquisição de carregadores elétricos de carga rápida na unidade de Arujá, SP.


A motivação principal deste investimento é aumentar a produtividade dos veículos elétricos, visto que o carregador convencional leva de 8 a 12 horas para completar a carga. Além disto, é mais um diferencial estratégico e atrativo para os clientes.


Com este modelo de carregador é possível completar a carga do veículo em 2 horas, trazendo um ganho operacional significativo. “Dentre os Operadores Logísticos nacionais, este é um marco para a Coopercarga por ser um dos primeiros a adquirir esse tipo de carregador”, diz o gerente de Projetos, André Vieira.


O projeto foi detalhadamente idealizado, a equipe se deslocou até Cerquilho, SP, para a realização de testes antes da compra efetiva. Já nos testes, foi possível visualizar resultados positivos visando o aumento de produtividade. Segundo Vieira, o propósito foi suprir uma ineficiência do carregador padrão, devido seu alto tempo de recarga. O investimento se rentabiliza, pois, dobra a produtividade do veículo na operação.


Com o investimento, os veículos conseguem dobrar as saídas por dia. No modelo convencional, a carga é realizada de um dia para o outro. Agora, as motoristas podem realizar seu intervalo enquanto a carga é realizada e, desta forma, ter um novo deslocamento na parte da tarde. A equipe envolvida de ponta a ponta já menciona satisfação com a metodologia.


No que se trata de sustentabilidade, também é possível ressaltar a economia de consumo de energia. O condomínio já é autossustentável, com energia do mercado livre. Jonathan Cadina, gerente responsável pela unidade, menciona: “Este é um o projeto desafiador. Apesar do fácil funcionamento do carregador, é necessária uma estrutura apropriada para dar conta da alta demanda energética. Com a aprovação do projeto pelo condomínio, a atual e as próximas operações poderão usufruir da novidade”.


Entre os clientes atendidos com o investimento inicial, também houve aceitação e feedbacks positivos, destacando o constante investimento em tecnologia, inovação e sustentabilidade e o quanto isso põe a Coopercarga à frente do mercado.


Um dos clientes que já desfrutam da novidade é a AGCO. O gerente de Agronegócio da Coopercarga, Diego Fiametti, ressalta que o investimento de um carregador deste porte em base própria acompanha o crescimento do cliente. Ainda, adiciona: “Nosso objetivo é investir em novos projetos que acompanhem as tendências de mercado para satisfazer cada vez mais as necessidades de expansão de nossos ativos”. 


A expectativa é de expansão: o próximo estudo será a instalação de um carregador de carga rápida próximo a filial de Itupeva, SP, visando atender a demanda de distribuição no interior do estado. Para finalizar, para além do foco em ESG e inovação, o diretor Comercial Leandro Rocha destaca que: “O objetivo principal deste projeto é reduzir o custo fixo e aumentar a produtividade da operação”.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.