A Coopercarga inaugurou no dia 8 de março) um novo posto de biometano em Carambeí (PR). . O empreendimento, será a base de abastecimento para rotas estratégicas de veículos movidos à gás.
Os veículos abastecidos com biometano reduzem em até 85% as emissões de CO2 na atmosfera, reforçando o compromisso da Coopercarga e dos clientes que apoiam as iniciativas logísticas com viés sustentável. Na inauguração, destacou-se novamente o compromisso com a diversidade. Os veículos abastecidos com o biometano são parte da frota do projeto Mulheres no Volante.
Osni Roman, Presidente da Coopercarga, comenta: “Esse é um grande passo que marca um novo projeto atrelado à sustentabilidade, inovação e diversidade dentro da Coopercarga”
O projeto, realizado em parceria com a Energee Energia Renovável, recebeu apoio essencial dos programas RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense, do Governo do Estado do Paraná.
Esta é uma iniciativa que também promoveu a valorização do município de Carambeí, a parceria da Coopercarga e dos órgãos citados com os agricultores locais promove a responsabilidade social, fortalecendo nossos pilares do ESG, em busca de valorizar a comunidade local e impactar de forma positiva as comunidades onde estamos inseridos.
Sobre o projeto:
O sistema implantado agora adequa a produção de biogás para geração de energia elétrica e promove a filtragem para biometano. A previsão é de uma produção de até 30 metros cúbicos de biometano por hora, suficiente para abastecer, inicialmente, quatro veículos que atuam na rota São Paulo - Rio Grande do Sul. A capacidade da planta é de 22,5 mil metros cúbicos de biometano por mês.
A Energee Energia Renovável, responsável pelo projeto, destaca que a iniciativa inclui o mapeamento das rotas dos veículos para a criação de trajetos ecológicos. Esses pontos permitem o abastecimento com biometano, eliminando a necessidade de deslocamento até a propriedade. O interesse dos produtores rurais por energias sustentáveis está aumentando, de acordo com a empresa.
Sobre o Biometano:
O biometano, obtido da filtragem do biogás, é um combustível renovável com mais de 93% de metano. Reconhecido pela ANP como equivalente ao GNV, o biometano oferece uma solução sustentável e ainda escassa no Brasil. Seu potencial de neutralização entre 85% e 90% das emissões de CO2 reforça seu papel como uma peça fundamental na busca por operações logísticas mais ecológicas.
A Coopercarga, comprometida com iniciativas ESG, acredita que o biometano é um caminho essencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2 e reforça seu compromisso em contribuir para um futuro mais sustentável. O gerente de projetos da Coopercarga, André Vieira, enfatiza: "Acreditamos muito nessa iniciativa".