A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Brasil e do Mercosul, encerrou o segundo trimestre de 2022 com bons motivos para comemorar. Prova disso são os resultados que acabam de ser divulgados pela companhia.
Refletindo a forte expansão orgânica em todos os negócios e reajustes de tarifas decorrentes dos gatilhos contratuais e recomposição dos custos, a receita bruta da BBM Logística no 2º trimestre de 2022 cresceu 20,2%, quando comparada com o 2T21, alcançando a marca de R$ 468,7 milhões, um recorde para o período.
O crescimento da companhia ocorreu em todas as operações. Na divisão de Gestão de Transportes, houve crescimento de 20% nas operações de e-commerce e carga fracionada, 32% nas operações internacionais e 27% em carga lotação. Na divisão de Contratos Dedicados, o segmento florestal cresceu 23% e o industrial 14%.
Já o EBITDA ajustado foi de R$ 30 milhões, com margem de 7,7%, mostrando uma evolução frente à margem de 4,7% do trimestre anterior, fruto das iniciativas de recomposição de preços e redução de custos. Entretanto, o lucro operacional da BBM Logística segue impactado pela forte pressão de custos, decorrente das condições macroeconômicas, com destaque especial para a inflação e o aumento dos preços de combustíveis.
Para mitigar os efeitos desses fatores, a companhia vem renegociando preços com clientes e reforçando o controle e captura de sinergias das aquisições e eficiência na gestão das despesas administrativas. Além disso, como parte do foco da gestão financeira, a BBM concluiu a terceira emissão de debêntures, no valor de R$ 189 milhões, reforçando a posição com alongamento da dívida e melhora do fluxo de caixa.
Para o CEO da BBM Logística, André Prado, mesmo diante dos desafios econômicos do segundo trimestre, a companhia teve resiliência, manteve o ritmo de crescimento orgânico e reforçou o rigoroso controle de despesas, tanto fixas como administrativas, bem como a gestão do fluxo de caixa. “Nosso foco é manter a eficiência e a qualidade operacional e recompor as margens impactadas pela inflação de custos. Paralelamente, o grupo BBM vem mantendo suas receitas em crescimento ao longo dos últimos trimestres e mantendo a carteira de clientes, mesmo com os repasses, e conquistando projetos importantes”, destaca o executivo.
A gestão eficiente também se reflete na evolução das receitas ao longo dos últimos trimestres e na manutenção de clientes, com índice de 99% na retenção da carteira, mesmo com os repasses por conta do aumento do preço do diesel.
Expansão geográfica
Mantendo o foco na conquista de novos projetos, a BBM Logística encerrou o 2T22 contando com 290 novos acordos comerciais nas operações de lotação, intermodal, rodoviário internacional, fracionado e e-commerce, com destaque para os segmentos de casa e construção, autopeças, confecção/calçadistas, autopeças e farma. Com volume de 3,5 milhões de pedidos entregues no 2T22, a operação de e-commerce registrou crescimento de 31,6% no comparativo entre os primeiros semestres de 2022 e 2021.
A expansão da BBM na região Nordeste do país foi o grande alavancador para explorar o cross-selling na carteira de clientes do grupo e potencializar sinergias de operação e novos negócios. Com o crescimento na malha rodoviária na região, a empresa realizará o envio e recebimento de produtos de outros estados e países com rotas diárias locais, prevendo um crescimento de aproximadamente 50% em volume de carga, e aumento de mais de 55% em faturamento comparado à receita atual no Nordeste. A expansão vem no momento em que a região ocupa a vice-liderança no ranking de consumo, com representatividade de 18,2%, ficando atrás apenas da região sudeste com 49%, de acordo com estudo IPC Maps 2022. Dessa forma, a companhia passa a atender o Nordeste nos segmentos de autopeças, produtos químicos, cosméticos, farmacêuticos, eletrodomésticos, eletrônicos, confecções, equipamentos e ferramentas.
A BBM Logística também se prepara para o lançamento de mais um terminal multimodal, o Hub Logístico de Vitória, que poderá gerar um aumento previsto de 70% nos negócios da companhia focados em e-commerce e carga fracionada na região.
Fonte: Caminhões e carretas