Os maiores Operadores Logísticos do País vão se reunir em Brasília no próximo dia 12 de abril para um encontro que vai tratar dos desafios da logística no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o evento também será transmitido pelo canal do youtube da Associação e deve contar, ainda, com a presença de autoridades do setor, como o Ministro dos Transportes, Renan Filho e de seu Secretário Executivo, George André Santoro; do Presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; do Diretor da ANTAQ, Eduardo Nery; do Diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico.
Ao longo do dia, serão realizados cinco painéis, cujos temas envolvem: a importância do OL para o grande varejo e como impulsionador do e-commerce; intermodalidade no agronegócio e na indústria automotiva;, armazéns do futuro, ESG e tecnologia; logística de produtos de interesse à saúde, PL 3757 (Marco Legal dos Operadores Logísticos) e custos logísticos.
O seminário acontece em um momento oportuno, diante do arrefecimento da pandemia do coronavírus aliado aos impactos gerados na cadeia de suprimentos pela guerra da Ucrânia. Isso sem contar a instabilidade do frete e os novos caminhos do comércio eletrônico, após o crescimento das vendas on-line durante a crise sanitária. As questões estão entre as prioridades dos Operadores Logísticos, que têm se adequado ao cenário investindo em tecnologia e buscando estratégias e soluções para manter a produtividade. E a ABOL, como a entidade que representa o setor, tem se mostrado responsável por estreitar as relações com o setor público e munir a grande imprensa com informações relevantes e dados confiáveis.
“Desde o final do ano passado começamos a planejar encontros capazes de fortalecer e ampliar as discussões sobre assuntos relevantes ao mercado. Todas as empresas, independentemente do nicho de atuação, acabam passando pelos mesmos desafios e há algum tempo a logística no Brasil vem se transformando com mais velocidade, exigindo mais expertise e um planejamento adequado para atender a demanda. Em meio a tudo isso ainda aconteceram mudanças importantes no cenário político e econômico nacional e internacional. Ou seja, precisamos estar atentos e prontos para lidar com o que está por vir, como a Reforma Tributária e a regulamentação da atividade dos OLs. São muitas questões e juntos podemos contribuir para novos avanços”, destacou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.
Os debates serão conduzidos por representantes de empresas associadas à ABOL, como DHL Supply Chain, Fedex, ID Logistics, Tora, Santos Brasil, RV Ímola, BBM, Geodis, Solística e Localfrio. Também contribuirão para o aprofundamento dos temas a Confederação Nacional do Transporte (CNT) , A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Abrafarma e Abafarma, entidades que representam os distribuidores da indústria farmacêutica. A abertura está marcada para às 9h00.
Confira a programação completa: https://curt.link/cFWc9o