O ITL (Instituto de Transporte e Logístico), vinculado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), deu início, nesta semana em São Paulo (SP), à mais nova turma do MBA em Logística e Supply Chain Management 4.0. Ofertada gratuitamente pela entidade a gestores logísticos e operacionais, a pós-graduação, oferecida em parceria com o IBMEC/SP, foi idealizada considerando o pensamento prático das empresas que atuam no setor de logística. A ABOL e associados da Kothe, Lufthealthcare, BBM e Sequoia fazem parte da segunda turma do curso, de forma a se manterem atualizados sobre as tendências e conceitos aplicáveis ao setor.
Na cerimônia de abertura do curso, o diretor do ITL, João Victor Mendes, enalteceu a importância da parceria firmada com o Ibmec, instituição responsável por ministrar o curso. “Às empresas afiliadas ao Sistema Transporte, o ITL tem o cuidado de disponibilizar formação acadêmica em nível profissional e acadêmico de alta performance. Para isso, conta com o trabalho de entidades educacionais de referência”, explicou.
Segundo ele, a escolha da cidade de São Paulo para sediar a segunda turma do MBA se deve “à pujança" por que passam as empresas do setor no estado. Contribuir para que as transportadoras sejam cada vez mais competitivas é o nosso objetivo. Por isso, aproveitem a oportunidade para adquirir conhecimentos de alta qualidade que serão fundamentais para perpetuar o êxito das empresas onde os senhores trabalham”, afirmou.
Falando em oportunidades, a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, aproveitou o momento para mostrar aos 40 novos pós-graduandos do ITL/Ibmec de que forma a Confederação Nacional de Transporte pode contribuir com o setor. Além de defender os interesses das empresas junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, “a instituição realiza um trabalho técnico sério, apurado e de muita profundidade com foco nas necessidades do setor de transporte e logística. Cito como exemplos as publicações Pesquisa CNT de Rodovias, Catálogo CNT de Práticas Sustentáveis e Análise de Grandes Riscos do Setor de Transpores”, afirmou.
Além disso, Fernanda Rezende apresentou várias análises, como a Série Especial de Economia, o Radar CNT de Transporte – Pontos Críticas e a Série Energia no Transporte. “O site da CNT (cnt.org.br) tem um vasto e rico conteúdo que pode ser usado não apenas para subsidiá-los de conhecimentos importantes para a tomada de decisão no dia a dia das empresas. Pode ser usado, também, para o desenvolvimento do projeto-aplicativo que os senhores precisarão desenvolver ao final da pós-graduação”.
A diretora se refere ao trabalho de conclusão do curso, que tem por finalidade empregar os conceitos aprendidos em situações reais da gestão. O objetivo é integrar a teoria com a prática por meio de uma questão relevante para o aluno e para a empresa de transporte onde ele atua.
Também participaram da abertura do MBA o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Mauro Artur Herszkowicz; a diretora do Ibmec, Priscila Guimarães; e o coordenador do curso, Klaus Pereira. Logo após a cerimônia, os alunos tiveram a primeira aula da pós-graduação, ministrada pelo professor do Ibmec Maurício de Mauro.
Sobre o curso
A pós-graduação latu sensu faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, que é coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT.
Com 370 horas divididas entre encontros presenciais (322 horas) e a distância (48 horas), o MBA conta com oito módulos, que ofertarão disciplinas como: estratégia em logística, supply chain management, UX em serviços logísticos, negócios internacionais, entre outros temas. O objetivo é desenvolver competências e técnicas orientadas à eficiência nas operações logísticas, ao aumento da produtividade, à redução de riscos, ao apoio à decisão e à identificação de oportunidades de novos negócios.
Com a turma iniciada nessa segunda-feira (6), o MBA em Logística e Supply Chain Management 4.0 passa a contar com duas turmas em andamento na cidade de São Paulo (SP).