30/05/2025

Ponte Bioceânica: Trabalho fundamental continua para a conectividade regional

 Ponte Bioceânica: Trabalho fundamental continua para a conectividade regional



A construção da ponte internacional que liga as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) avança a todo vapor. Esta infraestrutura estratégica, parte fundamental da Rota Bioceânica de Capricórnio, visa fortalecer o comércio, otimizar a logística e promover maior integração regional.


No setor paraguaio, o aterro de acesso foi concluído com sucesso utilizando a técnica de reaterro, que consiste em aterrar o solo com material bombeado do leito do rio, criando assim uma base sólida para a futura estrada. A construção do pacote estrutural da estrada, que inclui as camadas que comporão o pavimento, começará nesta plataforma.


Além disso, os viadutos de acesso em ambas as extremidades já foram concluídos. Atualmente, o trabalho está focado na instalação dos cordões de segurança e do sistema de ancoragem para futuras barreiras suicidas. Em relação aos pilares principais — estruturas verticais que darão suporte ao tabuleiro central por onde trafegarão veículos e pedestres — estão sendo realizadas obras fundamentais.


Na estaca nº 13, do lado paraguaio, foi colocada a primeira pedra fundamental, peça inicial a partir da qual começará a ser construída a superfície de tráfego. Os primeiros suportes que darão suporte estrutural também foram instalados.


O trabalho também está progredindo nos mastros, colunas que se elevam acima das estacas para ancorar os estais. Do lado brasileiro, no píer nº 14, continuam as obras de concretagem e protensão dos quadros de escalada, trechos sucessivos que compõem o mastro.


O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) reafirma seu compromisso com o andamento constante deste megaprojeto, financiado pela Itaipu Binacional, que conectará o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Chaco Paraguaio. Uma vez concluída, essa infraestrutura será um meio fundamental para impulsionar o comércio internacional e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para o Paraguai e toda a região.


Fonte: Rota Bioceânica



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.