15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula



A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação dos Correios por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, eliminando a necessidade de licitação pública.


Segundo a entidade, a medida do governo impacta diretamente as companhias, especialmente aquelas que atuam com entregas especializadas, como medicamentos, e que têm grande parte da receita proveniente de contratos públicos.


A ação destaca que o decreto viola princípios como livre concorrência, isonomia e eficiência, podendo causar outros danos ao mercado, como aumento de preços e queda na qualidade dos serviços de logística.


Além disso, a Associação alega que o transporte, armazenamento e manuseio de fármacos e medicamentos — também previstos na regulamentação — não são atribuição originária dos Correios e exigem critérios e certificações técnicas e sanitárias que a empresa pública não atende.


“Privilegiar uma única empresa estatal em um setor que já conta com operadores altamente especializados, capazes de oferecer soluções mais eficientes e economicamente vantajosas — e que, não raro, são subcontratadas pelos próprios Correios — é uma medida incoerente e que precisa ser revista”, diz Marcella Cunha, diretora executiva da Abol.


A Abol solicita a suspensão imediata da aplicação da norma e reforça que a decisão pode causar, além dos prejuízos econômicos, impacto direto na saúde pública, com o risco de aumento nos preços, queda na qualidade dos serviços e fechamento de empresas do setor.


Fonte: Veja (Coluna Radar)



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais
 Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

14/07/2025

Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) entrou na Justiça contra uma regra federal que favorece os Correios nas contratações públicas. A ação, protocolada no fim de junho (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.