A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, anuncia um avanço em suas operações de transporte de produtos químicos e controlados, tanto a granel como embalados e gases do ar, reforçando sua posição como referência no setor em toda a América do Sul. A companhia, que já oferece transporte fracionado para esse tipo de carga no continente, está expandindo sua malha de atuação e passa a atuar também no Peru.
A criação da nova malha de atuação para o Peru é um passo estratégico que fortalece a oferta de soluções logísticas da BBM na América do Sul. A expansão permite à companhia oferecer aos seus clientes maior capilaridade e eficiência, integrando o mercado peruano à sua robusta rede que já cobre os principais pólos econômicos do Mercosul, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.
“Essa ampliação da malha permite aos nossos clientes que atuam no setor químico a consolidação de suas operações com um único parceiro, simplificando os processos e eliminando a necessidade de múltiplos intermediários”, pontua Agapito Sobrinho, CEO da BBM Logística.
Atualmente, empresas como Henkel, Sherwin-Williams, Solenis, Clariant, Arxada e BASF transportam produtos químicos com a BBM para outros países da América do Sul.
Diferentes possibilidades aos clientes
No transporte internacional, a BBM oferece três modalidades: dedicado, carga completa ou lotação e fracionado.
Segundo a BBM, a escolha entre as modalidades depende do volume da carga, da frequência dos envios e da urgência da entrega. A principal diferença é que no transporte fracionado, o custo do frete é dividido entre vários clientes que compartilham o mesmo veículo, enquanto no transporte dedicado, um único cliente paga pelo uso exclusivo do caminhão, independentemente de ocupá-lo totalmente.
O transporte de de alta complexidade e risco, como químicos, controlados e gases, é uma das atividades mais complexas e de maior responsabilidade na cadeia logística, exigindo um nível elevado de especialização, segurança e conformidade com normas rígidas.
O transporte de gases do ar (como oxigênio, nitrogênio e argônio) em modo fracionado ainda possui exigências técnicas adicionais. Esses gases são geralmente transportados em estado líquido, a baixíssimas temperaturas, ou comprimidos em cilindros, o que demanda veículos com tanques criogênicos e tecnologia para garantir a estabilidade e a segurança durante todo o percurso.
“Dada a natureza perigosa dessas cargas, o transporte fracionado de químicos e gases do ar só pode ser realizado por empresas altamente especializadas que atendam a uma série de requisitos legais e operacionais”, lembra Matias Ferrari, diretor de transporte internacional da BBM Logística.
Para operar em diferentes países, a empresa possui estruturas dedicadas nas fronteiras e gerencia toda a documentação necessária, assegurando conformidade e agilidade nos processos transfronteiriços.
Ferrari também destaca que a BBM possui todas as licenças necessárias para transportar produtos classificados e não classificados, incluindo produtos controlados. A empresa detém certificações essenciais para o setor, como a SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), ISO 9001 e ISO 14001, que atestam seu compromisso com os mais altos padrões operacionais.
“Essas qualificações são indispensáveis para operar em um segmento que lida com cargas perigosas, onde qualquer falha pode ter consequências graves”, comenta Ferrari.
A operação internacional da empresa é suportada por um monitoramento 24 horas por dia e pela emissão de toda a documentação necessária para o transporte, garantindo agilidade e conformidade nos processos transfronteiriços.
“Além disso, os clientes contam com coberturas de seguro da BBM, que incluem seguro ambiental e uma empresa contratada para resgates, assegurando a cobertura para qualquer eventualidade durante o transporte”, diz Ferrari.
Já o sistema de gerenciamento de riscos adotado pela BBM permite que as operações sejam controladas por uma torre de controle que monitora permanentemente cada veículo, utilizando rotas pré-definidas e seguras, com pontos de parada homologados. “Essa abordagem proativa não só minimiza a possibilidade de incidentes, como também garante a aprovação de seguradoras de cargas de alto risco, o que valida a qualidade e a robustez do sistema e facilita a contratação de apólices para os clientes”, explica Ferrari.
Por fim, a frota da BBM para empresas de produtos químicos conta com equipamentos customizados e específicos para as mais diversas aplicações, incluindo transporte de gases criogênicos, químicos a granel e embalados e carga fracionada. O treinamento frequente dos motoristas e colaboradores assegura que o manuseio, embarque e desembarque das cargas sejam realizados seguindo protocolos rígidos de segurança.
O atendimento ao cliente de transporte internacional da BBM é realizado pela área de Customer Service no Brasil, para atendimentos aos clientes da língua portuguesa, e na Argentina, para todos os países de língua espanhola, exceto Uruguai, que possui equipe própria.
Em termos de estrutura, a unidade internacional utiliza grande parte das unidades operacionais da BBM espalhadas pelo Brasil e possui um hub próprio na cidade de Uruguaiana (RS), que é a base da operação logística no continente. Lá existe um prédio de 40.000 m² e uma área de armazenagem de 6.000 m², apta a movimentar cargas químicas e realizar a consolidação de cargas de exportação e importação.
Fonte: PR Newswire
Crédito Imagem: Divulgação