01/08/2025

JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas

 JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas



Dados recentes do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) revelam que o Brasil perdeu 1,1 milhão de motoristas profissionais nos últimos 10 anos. Além disso, apenas 4,1% dos atuais caminhoneiros possuem menos de 30 anos. Atenta a este cenário desafiador, que tem acarretado uma crescente falta de motoristas, a JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, tem investido em iniciativas de formação e qualificação de profissionais.


Contando atualmente com quase 11 mil motoristas em todo o país, a empresa percorreu, somente no primeiro semestre de 2025, mais de 445 milhões de quilômetros e transportou cerca de 23 milhões de toneladas de produtos e matérias-primas. Com o objetivo de valorizar, capacitar e cuidar desses profissionais, as iniciativas da empresa incluem a Escola de Motoristas, o programa Mulheres na Direção e a Cultura de Segurança, com foco na redução de acidentes.


Escola de Motoristas


Lançada em 2025, a iniciativa tem como objetivo formar homens e mulheres sem experiência prévia na profissão. O programa-piloto começou no Mato Grosso do Sul com uma turma de 20 participantes em formação e prevê a realização de quatro turmas por ano em diferentes regiões do país. Com o apoio do SEST SENAT, o curso oferece uma carga horária de 374 horas, divididas entre conteúdos técnicos e de desenvolvimento comportamental.


Programa Mulheres na Direção


Criado em 2021, o programa já está em sua 15ª edição e formou mais de 220 mulheres para atuarem em diversas funções, como motoristas de carreta e operadoras de empilhadeira. Histórias inspiradoras, como a de Eleonara Faria, que sempre sonhou em ser motorista e teve mais de 800 currículos recusados por falta de experiência, demonstram o impacto social da iniciativa. Hoje, aos 57 anos, ela já foi contratada pela companhia e atua como motorista de caminhão desde maio de 2025.


Programa Cultura de Segurança | Redução de Acidentes


Por meio do programa, a JSL vem fortalecendo seus esforços para reduzir acidentes envolvendo colaboradores, com a implementação de um conjunto robusto de iniciativas em diversas regiões do país. A estratégia inclui o uso de tecnologias avançadas, como câmeras com reconhecimento de distrações, sensores anti-fadiga, plataforma de avaliação física e emocional e simuladores de direção — estes últimos localizados exclusivamente no Mato Grosso do Sul, onde a empresa mantém uma unidade de formação de motoristas.


Essas ferramentas integram uma operação estruturada, monitorada em tempo real a partir da torre de controle em Itaquaquecetuba (SP), responsável pelo acompanhamento de todas as operações logísticas da empresa. Entre 2021 e 2024, as ações voltadas à segurança contribuíram para uma redução de 20% no total de acidentes com colaboradores, incluindo quedas significativas tanto nos casos com afastamento quanto nos sem afastamento.



Fonte: Caminhões e Carretas


Crédito Imagem: Marcelo Duarte



Notícias Relacionadas
 ANTAQ aprova entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêiner

01/08/2025

ANTAQ aprova entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêiner

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (31), entendimento regulatório acerca da cobrança de sobrestadia de contêineres com base em diagnóstico (...)

Leia mais
 Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridade para o desenvolvimento logístico do Brasil

31/07/2025

Silvio Costa Filho afirma que hidrovias são prioridade para o desenvolvimento logístico do Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu nesta quarta-feira (30), em São Paulo, a ampliação das hidrovias e o avanço da sustentabilidade como caminhos essenciais p (...)

Leia mais
 Tarifaço reforça investimentos para plano logístico integrado no Brasil

31/07/2025

Tarifaço reforça investimentos para plano logístico integrado no Brasil

A imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros acendeu um alerta sobre a infraestrutura de transporte de cargas no Brasil entre representantes do setor pro (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.