19/05/2025

Ampliação da logística rural é desafio ao agro, diz especialista

 Ampliação da logística rural é desafio ao agro, diz especialista



O setor agropecuário brasileiro enfrenta um desafio crucial para manter sua competitividade: a melhoria da logística rural. Larissa Wachholz, coordenadora do núcleo de Ásia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e sócia da Vallya Participações, destaca a importância de parcerias estratégicas entre produtores e empresas investidoras em infraestrutura para superar esse obstáculo.


Wachholz argumenta que o Brasil tem um potencial significativo para expandir sua produção agrícola, dado sua disponibilidade de terras e recursos hídricos. No entanto, a especialista ressalta que é fundamental encorajar parcerias para aumentar os investimentos em infraestrutura, logística e agregação de valor.


O dilema da infraestrutura e demanda
A coordenadora do Cebri aponta um desafio crucial: “A infraestrutura precisa de demanda e o Brasil carece de poupança e de capacidade estatal para investir em infraestrutura”. Ela enfatiza que, sendo um investimento privado, é necessário que haja uma garantia de demanda para viabilizar os projetos.


Wachholz observa uma lacuna no engajamento do setor agrícola em projetos de logística de longo prazo. Ela argumenta: “É uma queixa, mas ela não se manifesta em um compromisso de utilização de infraestruturas que venham a se desenvolver”. A especialista destaca a importância de compromissos de longo prazo dos atores do agronegócio para o uso de novas infraestruturas, como ferrovias.


A especialista ressalta que investidores, especialmente estrangeiros como os chineses, buscam garantias de demanda para financiar projetos de infraestrutura. No Brasil, onde esses investimentos são essencialmente privados, é crucial, segundo ela, que o próprio usuário da infraestrutura se comprometa com sua utilização no longo prazo.


Wachholz conclui enfatizando a necessidade de uma maior aproximação entre o setor agrícola e o setor de infraestrutura: “Eu acho que uma aproximação dos setores e o agro mais próximo do setor de infraestrutura para, de fato, se comprometer a usar infraestrutura no longo prazo vai ser essencial para a gente ter essas ferrovias, por exemplo, funcionando”. Ela ressalta que a inteligência estratégica necessária não é apenas governamental, mas uma combinação de esforços públicos e privados.


Fonte:



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.