Evento sobre tecnologia e inovação foi realizado, nesta quarta-feira, com a participação de especialistas, startups e logtechs
A democratização da inovação, aliada à necessidade de romper barreiras e mudar a cultura das empresas para que estejam abertas às novas ferramentas e soluções propostas ao mercado, esteve no centro dos debates no evento "Inovação e Novas Tecnologias no Mundo da Logística", realizado virtualmente pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL).
A abertura ficou por conta da diretora executiva da Associação, Marcella Cunha. Ela deixou clara a essencialidade dos Operadores Logísticos que, apesar de terem ganhado os holofotes durante a crise sanitária, seguem invisíveis aos consumidores que "esquecem ou sequer têm consciência que dependem diretamente dos OLs para terem seu abastecimento garantido". Não é à toa que uma das principais missões da ABOL é mudar essa visão da atividade no Brasil.
Em seguida, o presidente do Conselho da ABOL, Maurício Barros, destacou como as empresas têm enfrentado de cabeça erguida os diversos obstáculos impostos à cadeia logística, "fazendo o que podem para manter os negócios saudáveis e a população como um todo abastecida", sendo inovação e tecnologia fundamentais para garantir eficiência e efetividade.
No primeiro painel, operadores filiados à ABOL (BBM, UPS, DHL e Santos Brasil) falaram sobre a relevância das startups para enfrentarem o atual processo de transformação do setor, por meio de soluções para uma prestação de serviço mais eficiente ao cliente. No entanto, para aqueles que atrelam inovação à tecnologia, fizeram questão de lembrar que nem sempre uma depende da outra. A inovação está intimamente ligada à experimentação em áreas diferentes dentro da companhia.
Os três painéis seguintes trouxeram startups e logtechs, que apresentaram suas soluções para agilizar e facilitar o dia a dia dos OLs. Para finalizar, o CEO da Inova Trends, Luis Rasquilha, foi enfático ao falar de presente, passado e futuro na palestra "Building the Future - Cenários 2030". Para quem ficou curioso sobre a análise feita pelo especialista, o conceito mais importante da gestão para os próximos 10 anos é unir agilidade e ambidestria. Isso significa se adaptar ao cenário atual e ao mesmo tempo antecipar o futuro. Ele também ressaltou os quatro pilares da gestão: pessoas, tecnologias, informação e plataforma/ ecossistema.
SOBRE ABOL
A ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos tem como propósito consolidar a atividade do Operador Logístico no Brasil, fortalecendo institucionalmente esse importante mercado. Criada em 2012, a Associação reúne os 29 maiores players do setor, empresas nacionais e estrangeiras das mais diversas cadeias produtivas.Mais informações: www.abolbrasil.org.br
Assessoria de Imprensa – ABOL
Conteúdo Empresarial – Comunicação & Marketing
(11) 3230-7434 / (13) 3304-7437
Atendimento à Imprensa
Lyne Santos - lyne@conteudoempresarial.com.br
(13) 99653-3633
Jornalista Responsável
Érica Amores - erica@conteudoempresarial.com.br