13/04/2022

Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE

 Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE



Três das cinco atividades de serviços estavam em fevereiro com volume acima do observado antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Na média, os serviços encontram- se encontram 5,4% acima deste nível, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Distante da situação da maioria aparecem os serviços prestados às famílias, que dois anos depois ainda não se recuperaram. São atividades com caráter presencial e por isso mais prejudicadas pela necessidade de isolamento social trazida pela pandemia. Além disso, começam agora a sentir os efeitos da inflação elevada. O segmento ainda se encontra 14,1% abaixo de fevereiro de 2020.


Já a melhor situação é dos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com patamar 14,2% superior. Neste desempenho, conta o crescimento do comércio eletrônico, que influi em atividades como o transporte rodoviário de carga e a logística de transporte e armazenagem.


Em segundo lugar, vêm os serviços de informação e comunicação, que estão 8,6% acima daquele patamar. As empresas desse segmento foram as mais beneficiadas pelas oportunidades surgidas na pandemia, como com aplicativos de comunicação e consultorias na área.


O terceiro segmento que também superou o patamar pré-pandemia é o de profissionais, administrativos e complementares, que estava, em fevereiro de 2022, 3,3% acima de fevereiro de 2020. A atividade responde por um quinto (20,5%) da pesquisa.


Por outro lado, o segmento de outros serviços, que já tinha superado o patamar pré-pandemia em momentos anteriores, ficou 0,4% abaixo, quando se olha para o resultado de fevereiro de 2022. No grupo, estão atividades como serviços financeiros auxiliares, como corretoras e consultorias de investimentos.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

06/06/2025

Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no env (...)

Leia mais
 Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

06/06/2025

Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

A Tegma Gestão Logística foi certificada pela quarta vez consecutiva pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), com base nos resultados de sua mais recente pesquisa de cl (...)

Leia mais
 IA e redes sociais estão a transformar as compras online

05/06/2025

IA e redes sociais estão a transformar as compras online

A DHL eCommerce lançou o seu relatório “E-Commerce Trends Report 2025”, com base em informações recolhidas junto de 24 mil compradores online em 24 mercados globais chave. O estudo deste (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.