13/09/2022

IPCA do transporte e do diesel apresentam nova queda em agosto

 IPCA do transporte e do diesel apresentam nova queda em agosto



A inflação acumulada em 12 meses para o transporte (7,62%) retorna, em agosto, a um patamar menor que o registrado em março de 2021 (8,58%). A queda ocorre depois do índice para o setor passar 16 meses na casa dos dois dígitos decimais, tendo chegado a 21,97% em novembro/2021. Essa diminuição pode ser explicada, principalmente, pela redução dos preços dos combustíveis.


A avaliação é da Confederação Nacional do Transporte e está detalhada no Radar CNT do Transporte – IPCA Agosto 2022, publicado nesta segunda-feira, 12. O documento tem por base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Os combustíveis fecharam agosto com taxa de -10,82%, tendo o diesel reduzido 3,76%. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses para o diesel passou de 61,98% em julho para 53,16% em agosto.


Um dos fatores que pode ter influenciado a mudança no preço do diesel é a tendência de queda na cotação internacional do barril de petróleo. Outro importante componente que gerou influência direta no diesel foi a política de desonerações de combustíveis adota pelo governo federal.


Fonte: CNT



Notícias Relacionadas
 Logística verde no Brasil deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030 e ditar tendências em 2025

27/08/2025

Logística verde no Brasil deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030 e ditar tendências em 2025

A logística verde vem ganhando espaço como modelo estratégico para conciliar eficiência e responsabilidade ambiental. Esse conceito abrange desde o uso de veículos menos poluentes e emba (...)

Leia mais
 BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

26/08/2025

BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

A BBM Logística, um dos maiores operadores do Brasil e do Mercosul, anunciou a criação do Plano Diretor de Agregados – Agrega+ BBM. O projeto tem como meta expandir o número de motorista (...)

Leia mais
 Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV

26/08/2025

Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV

A Tegma Gestão Logística deu início a um projeto-piloto de descarbonização do transporte com a conversão de dois caminhões movidos exclusivamente a diesel para a tecnologia híbrida diese (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.