23/09/2022

ABOL Day traz tendências do ecommerce na China

 ABOL Day traz tendências do ecommerce na China



O cenário do ecommerce na China foi apresentado, na tarde desta sexta-feira, durante mais um ABOL Day realizado exclusivamente para as empresas filiadas a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos. Na ocasião, o professor da Iowa State University, Haozhe Chen, mostrou algumas tendências ligadas às vendas online, que podem também ser aplicadas no Brasil.


Entre elas, ele destacou a implementação do conceito omnichannel, que envolve a criação de uma experiência especial para o cliente, combinando canais online e presenciais; e a acessibilidade pelos aparelhos celulares, ampliando as vendas pelas mídias sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok.


“Outra grande tendência no ecommerce na China hoje e relevante para o Brasil é a expansão para as áreas rurais, focando nos fazendeiros, que vivem no interior, porque na China, assim como no Brasil, há uma população grande vivendo nas áreas rurais. Esse movimento está ligado ao fato de que a penetração nas áreas urbanas já chegou ao pico, a um ponto de saturação e não há muito mais espaço para que cresçam, pois as pessoas já fazem todo tipo de compra online, restaurante, farmácia, produtos de consumo geral. Já nas áreas rurais, ainda há um mercado significativo para crescimento”, destacou Chen. E não parou por aí.


Outra tendência apontada pelo especialista é o Cross Boarder ecommerce, ou seja, a expansão das companhias para o exterior. Esse tipo de comércio eletrônico permite que os consumidores chineses comprem produtos estrangeiros de empresas internacionais online, muitas vezes a preços mais baixos do que encontrariam em lojas nacionais. A loja virtual Shein é um exemplo desse movimento.


“O segredo é mudarmos a nossa forma de pensar, sem focar apenas no básico, mas tentar ser um provedor de soluções, é isso que o nosso cliente vai valorizar. Precisamos agregar valor para garantir mais competitividade. Temos que vir com novos modelos de negócios para gerar mais receita e lucro para você e seus clientes. Nosso foco é a experiência do cliente”, afirmou o professor, que em agosto iniciou a abordagem do tema no VI Congresso ABOL, em São Roque.



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