02/04/2025

Luft Logistics aposta na Inteligência Artificial como motor de crescimento

 Luft Logistics aposta na Inteligência Artificial como motor de crescimento



O ecossistema da Luft Logistics criou o InovAdores da Luft, um concurso cultural voltado aos seus mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados. O objetivo é incentivar a adoção e a exploração criativa e responsável da Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo, promovendo uma cultura de inovação e protagonismo tecnológico entre os profissionais na organização.  


O InovAdores da Luft surge em um momento estratégico para a companhia, que tem se destacado por implementar soluções que visam ampliar a eficiência dos negócios e acelerar as vendas de seus clientes. Com a transformação digital em alta e a IA se consolidando como uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, a Luft reforça seu compromisso com a inovação tecnológica ao criar uma iniciativa que envolve diretamente a construção de uma cultura interna de IA.  


Inteligência artificial como ferramenta de inovação 


Nesta 1a fase, o concurso busca desafiar os colaboradores a explorarem o potencial da IA para resolver problemas reais e otimizar processos. De janeiro até o final de fevereiro, os participantes receberam conteúdos educativos, desenvolveram individualmente seus projetos utilizando ferramentas de IA disponíveis gratuitamente no mercado, e submeteram seus projetos. Após avaliação da bancada técnica, os projetos vencedores desta fase serão anunciados no site https://luft.com.br/prisma-luft/. Os vencedores serão premiados com notebook, tablet ou celular, além de curso de tecnologia para aprimorar conhecimentos. 


Por que apostar na cultura de IA? 


A inteligência artificial tem se mostrado uma aliada poderosa na transformação dos processos logísticos. No caso da Luft Logistics, a IA já faz parte das operações, desde automação de tarefas até a previsão de demandas, otimização de rotas, estoques e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), permitindo operações mais ágeis, eficientes e sustentáveis.  


"A tecnologia por si só não resolve problemas; são as pessoas que dão vida às inovações", Gustavo Saraiva, CIO da Luft Logistics. "Mais do que tecnologia, este concurso está nos mostrando a importância do diálogo entre áreas e da diversidade de pensamentos, mostrando que a nossa força está na colaboração e na visão além das rotinas. Aproximadamente 70% dos projetos inscritos nesta fase do concurso não vieram da área de TI (Tecnologia da Informação), provando que a inovação transcende silos", afirma Saraiva. 


Uma trajetória de inovação 


A Luft Logistics construiu sua reputação ao integrar soluções logísticas com foco no crescimento de seus clientes. Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua atuação para diversos setores, incluindo o agronegócio, saúde e varejo, consolidando-se como uma logtech de ponta.  


Hoje, a Luft vai muito além da logística tradicional. Seus serviços abrangem operações de full service, full commerce e sistemas que transformam a logística em um potencializador de negócios. Com o uso intensivo de tecnologia, a empresa cria competitividade para seus clientes, conectando mercados e simplificando processos complexos.  


As startups do ecossistema Luft – Agrega Agro, Agrega Aí e Armazenaí – exemplificam essa visão integrada e inovadora. A Agrega Agro, por exemplo, oferece soluções digitais para o agronegócio, enquanto a Agrega Aí é especializada em tecnologia para e-commerce e varejo. Já a Armazenaí facilita a logística física e digital dos pequenos sellers do e-commerce.  


Impacto esperado  


"Queremos que cada colaborador se sinta um agente de transformação dentro da companhia", afirma Luciano Luft, fundador e CEO da Luft Logistics. "Com o InovAdores da Luft, estamos plantando as sementes de uma cultura de inovação que beneficiará todo o ecossistema de pessoas e negócios. A iniciativa reflete nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo da nossa força de trabalho, oferecendo mentorias e recursos tecnológicos que capacitam os colaboradores a aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução digital", conclui.



Notícias Relacionadas
 Mercado global de logística digital pode atingir US$ 155,3 bilhões até 2032, aponta estudo da Allied Market Research

17/06/2025

Mercado global de logística digital pode atingir US$ 155,3 bilhões até 2032, aponta estudo da Allied Market Research

A logística digital está transformando os modelos tradicionais de transporte e armazenagem em todo o mundo. Com o apoio de tecnologias como inteligência artificial (IA), Internet das Coi (...)

Leia mais
 Nova Hidrovia do Rio São Francisco vai movimentar 5 milhões de toneladas de cargas

16/06/2025

Nova Hidrovia do Rio São Francisco vai movimentar 5 milhões de toneladas de cargas

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (13/6) a Nova Hidrovia do Rio São Francisco. Com 1.371 quilômetros de extensão navegáveis – de Pirapora, Minas Gerais (MG), a Juazeiro, Bahia (...)

Leia mais
 Crescimento do e-commerce faz oferta de galpões logísticos mais que dobrar em 5 anos

16/06/2025

Crescimento do e-commerce faz oferta de galpões logísticos mais que dobrar em 5 anos

O avanço do e-commerce no Brasil — que cresceu 10,5% em 2024, atingindo faturamento de R$ 204,3 bilhões — está aquecendo o segmento de condomínios logísticos. Nos últimos cinco anos, a o (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.