27/04/2022

Wilson Sons vê oportunidades para agência marítima no mercado de grãos

 Wilson Sons vê oportunidades para agência marítima no mercado de grãos



Proprietária da maior agência marítima independente do Brasil, a Wilson Sons busca expandir sua oferta de serviços para exportadores e importadores do mercado de grãos. A expectativa para a próxima safra é de crescimento de 5,4%, um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, de acordo com projeções da companhia.


“É um mercado promissor e estamos atentos às oportunidades. O Brasil é um grande produtor de grãos. Aliado a isso temos um cenário de demanda externa aquecida, com alta nos preços das commodities”, avalia Stephanie Pires, analista comercial da agência marítima. A Wilson Sons agenciou 75 navios em 2021, em nove portos, que transportaram 3.685.350 toneladas de grãos, sendo 3.150.382 toneladas para exportação e 534.968 toneladas para importação.


Nos dois primeiros meses deste ano, relata a analista, o destaque foi a exportação de soja, com alta de 324% em comparação ao mesmo período de 2021. Dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) mostram que o Brasil vendeu, em 2021, mais de 86 milhões de toneladas da commodity para outros países, 5,2% a mais do que em 2020. Foram exportados ainda quase 17 milhões de toneladas de farelo de soja, 0,37% acima do ano anterior.


A China é o principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro e o maior comprador de soja. “Quando falamos do mercado chinês, precisamos ser estratégicos comercialmente, tendo em vista que há alguns anos eles são um parceiro comercial forte do Brasil, principalmente no que tange à alimentos, e a cadeia logística dos grãos está inserida nesse cenário. Ter uma representante comercial chinesa é parte dessa estratégia, pois facilita o contato direto, bem como a comunicação em mandarim.”, conta Luiz Maluza, gerente comercial do agenciamento.


Para responder ao crescimento da demanda, a Agência Marítima da Wilson Sons vem se preparando. Hoje, conta com agências parceiras fora do país, que fornecem informações privilegiadas dos mais importantes complexos portuários estrangeiros. O time de Inteligência de Mercado também produz e envia semanalmente para os clientes relatórios com os números de exportação e importação de grãos de todos os portos brasileiros.


A Wilson Sons desenvolveu ainda o WS Connect, um aplicativo em que o cliente acessa todas as informações a respeito da operação (datas, condições de descarga, documentos e fotos), consulta de programação dos navios, manuais dos portos, relatórios de estatísticas de grãos, além de notícias relevantes dos terminais portuários brasileiros.


“A dinâmica do mercado de grãos demanda uma entrega constante e completa de informações, e para isso buscamos analisar a forma mais assertiva de prestar nossos serviços. Estamos sempre nos movimentando em direção às necessidades dos nossos clientes”, destaca Flávia Carvalho, gerente geral de agenciamento.


A agência marítima é a unidade de negócios mais antiga da Wilson Sons, fundada há 184 anos. A divisão está presente nos principais portos brasileiros, com 18 filiais próprias.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação

27/11/2024

Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação

Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores" (...)

Leia mais
 São Paulo inaugura centro de pesquisa para energias renováveis e combustíveis do futuro

26/11/2024

São Paulo inaugura centro de pesquisa para energias renováveis e combustíveis do futuro

O Governo do Estado de São Paulo lançou o Centro de Ciências para o Desenvolvimento de Energias Renováveis e Combustíveis do Futuro (CCD - ERCF), instalado no Instituto de Pesquisas Tecn (...)

Leia mais
 UP2Tech expande e-commerce com solução da DHL Supply Chain

26/11/2024

UP2Tech expande e-commerce com solução da DHL Supply Chain

A UP2Tech, especializada em equipamentos de telecom, contratou a solução da DHL Supply Chain para expandir seu e-commerce B2C. Por meio do DHL Fulfillment Network (DFN), a DHL passou a e (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.