14/02/2025

Wilson Sons inicia testes com drones em operações portuárias

 Wilson Sons inicia testes com drones em operações portuárias



A Wilson Sons, operadora integrada de logística portuária e marítima, iniciou no mês de janeiro testes com drones no Porto de Salvador. Os veículos aéreos não tripulados são da empresa Speedbird Aero e realizaram entregas e coletas em embarcações, uma operação inédita nos portos brasileiros.


A Speedbird Aero  foi a primeira empresa a obter, em 2022, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar sistemas aéreos não tripulados (UAS), além da linha de visão (BVLOS, operação sem contato visual entre piloto e aeronave e sem necessidade de observador auxiliar para voos de longa distância). A Speedbird já tem operação internacional, em Singapura, na Ásia, país que é referência em inovação portuária.


"Os testes realizados com drones são um marco de inovação no setor portuário brasileiro, gerando soluções tecnológicas ainda mais seguras, eficientes e sustentáveis. Nossa Agência Marítima, a mais antiga em operação no País, junto a outras áreas da Wilson Sons, se antecipa a mudanças, contribuindo com avanços na infraestrutura portuária e no desenvolvimento nacional", afirma Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons, acrescentando: "Todas as autorizações e licenças necessárias para a operação foram obtidas com as autoridades competentes, e, assim, a atividade é feita com total segurança garantida pela Speedbird, que é um valor e uma exigência inegociável para a Wilson Sons".


Inovação aberta


A Wilson Sons, que possui mais de 187 anos de história e conta com uma área específica para inovação tecnológica desde 2019, tem buscado protagonismo na adoção de novas tecnologias e colaboração com startups. Junto a outras empresas, a companhia liderou, em 2022, a fundação do Cubo Maritime & Port, primeiro hub do setor marítimo e portuário latino-americano dedicado a promover o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.


Em 2024, a empresa foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como líder em inovação aberta, na categoria Transporte e Logística, de acordo com o Ranking 100 Open Startups. A Wilson Sons também é uma das 150 empresas mais inovadoras do país, segundo pesquisa da PwC. A companhia está no Top 5 do setor de Transportes e Logística, conforme o Anuário Valor Inovação Brasil, elaborado a partir de minuciosa pesquisa da Strategy, consultoria estratégica da PwC, em parceria com o Valor.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 O Impacto das Mudanças Climáticas nos Operadores Logísticos: Desafios, Riscos e Oportunidades

06/10/2025

O Impacto das Mudanças Climáticas nos Operadores Logísticos: Desafios, Riscos e Oportunidades

Não há mais tempo para dúvidas: as mudanças climáticas são uma realidade e já estamos em tempos de adaptação. Em estudo publicado em fevereiro último no periódico científico Environment: (...)

Leia mais
 Cerca de 64% das empresas diversificaram sua área de atuação nos últimos anos

06/10/2025

Cerca de 64% das empresas diversificaram sua área de atuação nos últimos anos

Que os Operadores Logísticos são essenciais para a sociedade e pilares do desenvolvimento econômico do país, não há dúvidas. Mas outro ponto que não se comenta com tanta frequência é a v (...)

Leia mais
 Mais de 3 milhões de motoristas devem se aposentar até 2029

06/10/2025

Mais de 3 milhões de motoristas devem se aposentar até 2029

Realidade que há muito vem sendo debatida, a escassez de motoristas é um desafio que demanda atitudes urgentes. Com uma média de 10 mil profissionais deixando os postos sem ser substituí (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.