17/01/2023

Wilson Sons alcança recorde de produtividade em novo cais do Tecon Salvador

 Wilson Sons alcança recorde de produtividade em novo cais do Tecon Salvador



No início de janeiro, a Wilson Sons, por meio do seu terminal de contêineres no porto de Salvador, atingiu o recorde de 110 contêineres movimentados por hora (mph - embarque e descarga) durante a operação do navio "Corcovado", atracado no novo cais, Santa Dulce dos Pobres, homologado pela Marinha do Brasil no final do ano passado.


O último recorde havia sido alcançado em janeiro de 2018, com 102 mph. A produtividade média por guindaste de cais Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), com 37 movimentos por hora, configura um feito inédito. É o melhor desempenho em mph por equipamento já realizado entre os terminais do Nordeste.


Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, destaca que os recentes investimentos em infraestrutura para aumentar a capacidade de atendimento e, também, em eficiência tecnológica, operacional e de segurança, são responsáveis por inserir o terminal baiano entre os mais produtivos e atrativos do Brasil. “O elevado número de movimentações de contêineres por hora tem relação direta com esses investimentos, incluindo o início da operação do novo cais, Santa Dulce dos Pobres, para o qual adquirimos os mais modernos guindastes disponíveis no mercado, com lança de 66 metros e capacidade de içamento a 51 metros, viabilizando erguer até 80 toneladas por vez. São maquinários similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles, por exemplo”, ressalta.


Para otimizar os processos, incluindo o gerenciamento de cargas em pátio e nos navios, o Tecon Salvador conta com um software de gestão que é líder no mercado mundial e utilizado nos terminais das Américas, Ásia e Europa, o Navis N4. O recurso imprime maior acessibilidade de informações a todos que usam o terminal, sendo responsável, também, pela agilidade no recebimento dos caminhões, que levam 40 minutos, entre triagem e gate out (portão de saída do Porto).


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.