12/07/2023

Verda lança plataforma que permite operadores logísticos oferecerem serviços de carbono neutro

 Verda lança plataforma que permite operadores logísticos oferecerem serviços de carbono neutro



O Acordo de Paris, assinado por mais de 190 países, entre eles o Brasil, impõe que os países signatários estabeleçam regulações para que suas economias alcancem a condição de carbono neutro até 2050. Devido ao alto investimento necessário até o fim do prazo, a Verda lançou no mercado um software para operadores logísticos e transportadoras atenderem as regulações resultantes do acordo.


De acordo com a Verda, a plataforma denominada como Eco Transportation gera receita incremental para as empresas, o que seria uma condição fundamental para o financiamento das suas transições tecnológicas. O software permite que operadores logísticos e transportadoras desenvolvam e ofereçam serviços de transporte carbono neutro para seus clientes.


Para isso, a tecnologia calcula a pegada de carbono de cada transporte realizado de maneira granular, chegando ao nível de serviço, cliente e item. Já a compensação das pegadas é feita também no nível granular por meio de créditos de carbono comprados na própria plataforma. Segundo a Verda, informações de pegadas e compensações são compartilhadas automaticamente entre operadores logísticos/transportadoras e clientes ao longo da cadeia de valor.


"O crédito de carbono permite que, eu poluindo de um lado, retire CO² do outro. Com isso, eu passo a criar um instrumento financeiro, para que eu transfira recursos de uma entidade poluente, que não tem o que fazer agora, para a floresta", explica Rafael Fanchini, CEO da Verda à Tecnologística.


Dentro da plataforma ainda é oferecido o Broker, um marketplace de créditos de carbono desenvolvido pela Verda, que permite clientes comercializarem créditos de carbono de maneira transparente. Ainda conforme a empresa, todos os créditos disponíveis no marketplace são registrados na Verra, uma entidade registradora responsável por um programa mundial de créditos de carbono para o mercado voluntário.


"Todo mundo tem um problema de credibilidade. 


A nossa grande preocupação é garantir que os nossos clientes, e os clientes deles tenham esse processo [de compensação de carbono] muito transparente, muito formal e íntegro", completa Fanchini.


Rota 2050
No último mês, a Verda disponibilizou para o mercado uma nova solução, denominada Rota 2050, que conecta a indústria e o varejo com os operadores logísticos. De acordo com a empresa, atualmente, poucas organizações do setor estão se movimentando para a descarbonização, seja por falta de conhecimento ou por viabilidade financeira, e com isso, sem um intermediário, será difícil conquistar avanços.


"Esse programa visa ajudar o operador logístico a criar um caminho para atender as demandas do mercado, e com isso, resolver o seu problema de sustentabilidade, mas com serenidade, objetividade, tecnologia e dados. O que hoje não existe. Atualmente, existe um lado mandando fazer e o outro fingindo que vai fazer", pontua Fanchini.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

18/12/2025

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

A Santos Brasil recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar com a oferta da capacidade total de seu terminal de granéis líquidos (...)

Leia mais
 Soluções de logística integradas disparam na preferência das empresas brasileiras

18/12/2025

Soluções de logística integradas disparam na preferência das empresas brasileiras

A integração logística de ponta a ponta (end-to-end, ou E2E) está se consolidando como prioridade estratégica para as cadeias de suprimento no Brasil. É o que indica um estudo conduzido (...)

Leia mais
 Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

16/12/2025

Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

Os avanços sucessivos no volume de serviços prestados no País, que levaram o setor a renovar patamares recordes mês a mês, estão calcados em apenas dois segmentos: transportes e serviços (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.