13/04/2022

Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE

 Três de 5 atividades de serviços estão acima do patamar pré-pandemia, diz IBGE



Três das cinco atividades de serviços estavam em fevereiro com volume acima do observado antes da pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Na média, os serviços encontram- se encontram 5,4% acima deste nível, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Distante da situação da maioria aparecem os serviços prestados às famílias, que dois anos depois ainda não se recuperaram. São atividades com caráter presencial e por isso mais prejudicadas pela necessidade de isolamento social trazida pela pandemia. Além disso, começam agora a sentir os efeitos da inflação elevada. O segmento ainda se encontra 14,1% abaixo de fevereiro de 2020.


Já a melhor situação é dos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com patamar 14,2% superior. Neste desempenho, conta o crescimento do comércio eletrônico, que influi em atividades como o transporte rodoviário de carga e a logística de transporte e armazenagem.


Em segundo lugar, vêm os serviços de informação e comunicação, que estão 8,6% acima daquele patamar. As empresas desse segmento foram as mais beneficiadas pelas oportunidades surgidas na pandemia, como com aplicativos de comunicação e consultorias na área.


O terceiro segmento que também superou o patamar pré-pandemia é o de profissionais, administrativos e complementares, que estava, em fevereiro de 2022, 3,3% acima de fevereiro de 2020. A atividade responde por um quinto (20,5%) da pesquisa.


Por outro lado, o segmento de outros serviços, que já tinha superado o patamar pré-pandemia em momentos anteriores, ficou 0,4% abaixo, quando se olha para o resultado de fevereiro de 2022. No grupo, estão atividades como serviços financeiros auxiliares, como corretoras e consultorias de investimentos.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

25/07/2025

FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

Ao longo de uma década, a companhia já reutilizou 30 toneladas de tecidos, que foram transformados em mais de 37 mil cobertores para pessoas e animais, beneficiando 60 instituições n (...)

Leia mais
 DHL constrói centro de inovação neutro em carbono

24/07/2025

DHL constrói centro de inovação neutro em carbono

A DHL prepara-se para inaugurar um novo centro europeu de inovação: localizado em Colónia, na Alemanha, o Epic 2.0 distingue-se por ser um edifício neutro em carbono.O Global (...)

Leia mais
 Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

22/07/2025

Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) finaliza negociações para o primeiro contrato de renovação de frota de caminhões pelo Fundo Clima, que oferece financiament (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.