Devido o material hospitalar ter alta sensibilidade às variações climáticas que podem ocorrer no deslocamento, as agências reguladoras como a ANVISA, desenvolveram legislações e uma delas é a resolução nº329/99.
O documento visa garantir maior controle sanitário, considerando a necessidade de um roteiro de inspeção para garantir a rotina de supervisionamento do local.
Além deste órgão regulador, o Conselho Federal de Farmácia também realiza a fiscalização das empresas que atuam no transporte de medicamentos e gerou a resolução nº 433/2005 na qual descreve a função e normas a serem seguidas pelo farmacêutico durante o carregamento. \
\
Cuidados necessários ao transporte de produtos hospitalares
Por isso, também são regras estabelecidas para o transporte de medicamentos a presença de um farmacêutico durante todo o trajeto e o uso de alguma tecnologia que seja capaz de promover o rastreamento da carga em movimento.
Logo, também se torna imprescindível que os veículos sejam adaptados para suprir a necessidade de conservação dos medicamentos termolábeis.
Transporte em veículos refrigerados
Desta forma, na RV Ímola por exemplo, a frota de caminhões e furgões é totalmente refrigerada e com sistema de monitoramento que regula tanto a abertura das portas dos veículos quanto a temperatura e umidade do transporte refrigerado. Assim, se tem a certeza de que vacinas e materiais hospitalares chegarão ao destino final em condições de uso da população.
Portanto, uma empresa que disponibiliza tal serviço para clientes do segmento da saúde, precisa estar em dia tanto com as documentações que autorizam o seu funcionamento, quanto com as boas práticas aplicadas aos processos.
A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.\
\
Fonte: Assessoria RV Ímola
29/11/2024
Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins
Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)