28/10/2020

Transnordestina e exportações de cargas cultivadas são destaque no Nordeste Export, em Suape

 Transnordestina e exportações de cargas cultivadas são destaque no Nordeste Export, em Suape


Evento reuniu especialistas, dirigentes de entidades, autoridades, empresários e especialistas do setor portuário para debater os principais gargalos logísticos da região

A necessidade de equilibrar a matriz de transporte, de desburocratizar a atividade portuária e de investir fortemente em infraestrutura são algumas das questões que fazem parte da Carta do Nordeste Export, documento que resume as principais questões debatidas durante o primeiro fórum regional do Brasil Export no Nordeste, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (26 e 27), no Centro Administrativo de Suape, com transmissão online.

O evento reuniu especialistas, dirigentes de entidades, autoridades, empresários e especialistas do setor portuário para debater os principais gargalos logísticos da região. O documento final traz como destaque a retomada da construção da ferrovia Transnordestina e o potencial de aumento das exportações de cargas cultivadas, produzidas ou fabricadas no Nordeste.

“O encontro superou nossas expectativas em termos de conteúdo e temos a responsabilidade de dar continuidade a esse processo. A união entre portos, empresários e entidades é muito importante”, conclamou o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, no encerramento do evento. Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Fórum, registrou “a gestão eficiente e inovadora” de Suape, lembrou que o encontro nacional ocorre nos dias 23 e 24 do próximo mês, em Brasília, e anunciou que o II Nordeste Export será no Porto do Itaqui, em 2021. E o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, concluiu: “Que a gente leve deste encontro o sentimento de que, sim, é possível fazer infraestrutura neste país, com planejamento de longo prazo. E para fazer tudo isso é preciso autonomia e empoderamento local”.

transporte, com grandes investimentos em ferrovias, hidrovias e rodovias, apesar das dificuldades. “O orçamento no setor já chegou a R$ 20 bilhões e atualmente está em R$ 7 bilhões”, afirmou, destacando que uma das metas do órgão é dobrar esse valor, além de reduzir a burocracia nos processos e fortalecer a cabotagem com o programa BR do Mar. Adalberto Tokarski, diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), participou destacando as potencialidades dos portos do Nordeste.

O presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), Cleber Lucas, ressaltou a importância do BR do Mar, mas observou que o programa precisa de ajustes, para ter mais segurança fiscal, e defendeu que “a necessidade principal da multimodalidade está num documento único e operador de transporte multimodal”. A redução tributária também foi abordada no debate, que ainda contou com participação dos conselheiros Fábio Silveira (sócio-diretor da Gallotti Advogados Associados) e Fábio Siccherino (diretor da DP World Santos) e do presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino.

A conclusão da Transnordestina foi o destaque do painel “A necessidade de investimentos para o crescimento do Nordeste”. O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, defendeu que é preciso “liberar todas as amarras” da obra. O painel foi mediado pelo diretor-presidente da Frompet e conselheiro do Nordeste Export, Marcelo Guerra, e teve participação do presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e do chefe de relacionamento com o governo Norte e Nordeste do BNDES, Ricardo Rodrigues.

Já na discussão sobre “Exportação de produtos e a competitividade da produção brasileira no exterior”, autoridades e especialistas ressaltaram que a exportação de frutas do Brasil tem muito o que avançar. Jorge Souza, gerente de exportações da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), afirmou que o Brasil participa apenas de 1,2% no negócio global de exportação de frutas, estimado em US$ 71,3 bilhões de dólares. “Nós ocupamos terceira colocação entre os produtos do mundo. Não se justifica a participação tão pequena no mercado internacional, mas apesar disso, somos competitivos”, avaliou. “É preciso uma política de Estado, não só de governo, mas articulação e integração com setores privados. O desafio é de toda a sociedade brasileira”.

Pernambuco

No último painel do Nordeste Export, que debateu o potencial econômico e estratégico do Nordeste, a secretária-executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, afirmou que a região tende a apresentar um crescimento maior na retomada econômica desde que atue com unidade. “A gente sempre conversa com investidores e fala das possibilidades de investimento para a região. Não adianta nenhum Estado desenvolver estratégias para crescer sozinho. Se a gente trabalhar de uma maneira integrada, pode crescer ainda mais”, afirmou.

Ao apresentar o painel, Luiz Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Porto de Suape, apresentou os dados da região, que concentra 57 milhões de pessoas e tem o dobro do PIB (Produto Interno Bruto) do Equador. “É importante que o Nordeste participe do desenvolvimento do País”, ressaltou. A moderação foi de Fabio Saboya, conselheiro do Nordeste Export. Otto Luiz Burlier, diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, falou sobre os desafios da secretaria, que incluem quatro pilares: aprimorar a infraestrutura portuária com investimentos privados; modernizar a gestão portuária e seus processos de negócios, desburocratizar e integrar as atividades dos órgãos e entidades públicas; e implementar projetos de inteligência logística.

Fonte: Porto de Suape / Brasil Export

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.