03/07/2023

TPC aprimorou operações com a metodologia Lean

 TPC aprimorou operações com a metodologia Lean



A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, otimizou processos, aprimorou suas operações e economizou recursos por meio da cultura Lean. Todo o trabalho de implantação e resultados com a metodologia foram apresentados no Lean Summit 2023, maior evento presencial da comunidade Lean, realizado em junho na capital paulista. O diretor de negócios e engenharia, Eduardo Leonel, e o diretor de tecnologia e inovação, Gilberto Zanetti, mostraram o case da operadora logística no painel “Logística Lean para operações multicanais”.


Leonel explicou como a TPC está implementado a cultura Lean nos seus três pilares estratégicos (Gente, Processos e Tecnologia) e como essa jornada pode proporcionar excelência nos serviços aos clientes. “A aplicação de todos os conceitos Lean, que inclui ganhos rápidos, revisão do processo e alinhamento de desvios, trouxe resultados muito positivos”, revela.


Zanetti apresentou cases com a metodologia que busca eliminar desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos, em suas operações. Para solucionar problemas como o alto índice de absenteísmo, retrabalho no processo e atividades não definidas, a TPC identificou todos os pontos sensíveis por meio de entrevistas, medições e acompanhamento das atividades. “Havia equipamentos quebrados, colaboradores ausentes, excesso de tarefas, horas extras... Realizamos um trabalho de capacitação da equipe e melhoramos o processo”.


Após a implementação do lean, a operação ganhou muito mais agilidade: uma atividade que demandava 8 horas para ser concluída, passou a levar 2h24. O fluxo de empilhadeiras no armazém, que até então não era organizado, também melhorou com a criação de fluxos lógicos e obrigatórios, resultando em otimização de tempo e produtividade, uma vez que também solucionou problemas de segurança. “Por meio do lean, conseguimos eliminar o tempo de espera e estimulamos um fluxo contínuo. Com o projeto de melhoria, o cliente passou a economizar R$ 1,1 milhão anualmente”, finaliza Zanetti.



Notícias Relacionadas
 Supporte Logística: 25 Anos de Excelência e Inovação no Setor Logístico

22/11/2024

Supporte Logística: 25 Anos de Excelência e Inovação no Setor Logístico

Em 2024, a Supporte Logística celebra seu 25º aniversário, consolidando-se como referência em operações logísticas no Brasil.A empresa se destaca por ser um provedor de serviç (...)

Leia mais
 Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta a necessidade de reforço contínuo da infraestrutura rodoviária brasileira

22/11/2024

Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta a necessidade de reforço contínuo da infraestrutura rodoviária brasileira

A qualidade das rodovias brasileiras exerce um impacto direto na eficiência econômica e no desenvolvimento social do país. Para garantir segurança e fluidez no tráfego de pessoas e merca (...)

Leia mais
 Black Friday: Grupo Move3 Sequoia poderá fazer 30 milhões de entregas

22/11/2024

Black Friday: Grupo Move3 Sequoia poderá fazer 30 milhões de entregas

Durante os altos volumes de pedidos gerados pela Blackfriday, o Grupo Move 3 Sequoia anunciou a utilização de sistema logístico com entregas otimizadas e feitas em apenas um dia no Sudes (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.