03/07/2023

TPC aprimorou operações com a metodologia Lean

 TPC aprimorou operações com a metodologia Lean



A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, otimizou processos, aprimorou suas operações e economizou recursos por meio da cultura Lean. Todo o trabalho de implantação e resultados com a metodologia foram apresentados no Lean Summit 2023, maior evento presencial da comunidade Lean, realizado em junho na capital paulista. O diretor de negócios e engenharia, Eduardo Leonel, e o diretor de tecnologia e inovação, Gilberto Zanetti, mostraram o case da operadora logística no painel “Logística Lean para operações multicanais”.


Leonel explicou como a TPC está implementado a cultura Lean nos seus três pilares estratégicos (Gente, Processos e Tecnologia) e como essa jornada pode proporcionar excelência nos serviços aos clientes. “A aplicação de todos os conceitos Lean, que inclui ganhos rápidos, revisão do processo e alinhamento de desvios, trouxe resultados muito positivos”, revela.


Zanetti apresentou cases com a metodologia que busca eliminar desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos, em suas operações. Para solucionar problemas como o alto índice de absenteísmo, retrabalho no processo e atividades não definidas, a TPC identificou todos os pontos sensíveis por meio de entrevistas, medições e acompanhamento das atividades. “Havia equipamentos quebrados, colaboradores ausentes, excesso de tarefas, horas extras... Realizamos um trabalho de capacitação da equipe e melhoramos o processo”.


Após a implementação do lean, a operação ganhou muito mais agilidade: uma atividade que demandava 8 horas para ser concluída, passou a levar 2h24. O fluxo de empilhadeiras no armazém, que até então não era organizado, também melhorou com a criação de fluxos lógicos e obrigatórios, resultando em otimização de tempo e produtividade, uma vez que também solucionou problemas de segurança. “Por meio do lean, conseguimos eliminar o tempo de espera e estimulamos um fluxo contínuo. Com o projeto de melhoria, o cliente passou a economizar R$ 1,1 milhão anualmente”, finaliza Zanetti.



Notícias Relacionadas
 Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

09/10/2025

Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

A Luft Logistics lançou a AcademIA Luft, uma plataforma educacional online voltada para o desenvolvimento de soluções e o aprimoramento de talentos da companhia. Criada pela área de Inte (...)

Leia mais
 Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

09/10/2025

Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

Uma das saídas é garantir às marcas a possibilidade de armazenar estoques próximos do consumidor para permitir entregas rápidas. Para este ano, a multinacional de logística espera al (...)

Leia mais
 O Impacto das Mudanças Climáticas nos Operadores Logísticos: Desafios, Riscos e Oportunidades

06/10/2025

O Impacto das Mudanças Climáticas nos Operadores Logísticos: Desafios, Riscos e Oportunidades

Não há mais tempo para dúvidas: as mudanças climáticas são uma realidade e já estamos em tempos de adaptação. Em estudo publicado em fevereiro último no periódico científico Environment: (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.