A ID Logistics Brasil, que pertence à multinacional de logística ID Logistics, com presença mundial em 17 países, já utiliza a etiqueta SSCC (Serial Shipping Container Code). A aplicação da nova solução, desenvolvida pela operadora logística, faz com que a leitura e a transferência das informações, contidas na etiqueta, sejam automatizadas. A implantação da nova solução resultou na redução de 30% do lead time dos sites.
A solução permitiu que o processo do recebimento das mercadorias se tornasse mais rápido e efetivo do que antes, além de essencial para minimizar erros no gerenciamento de pedidos, transporte e entrega ao cliente final. A novidade já está sendo aplicada nas operações da Nívea de Jundiaí/SP e de Extrema/MG, além de outras operações do segmento de FMCG, localizadas na cidade mineira.
As informações contidas na etiqueta são provenientes da cadeia de suprimentos dos clientes ID Logistics Brasil para efeito de identificação de cada unidade de carga, que entra ou sai de seus armazéns, conseguindo uma rastreabilidade completa.
Essas informações são abastecidas no sistema WMS através do bip do operador de empilhadeira, fazendo com que não seja mais necessária a execução de uma conferência física após a descarga. Com a sua implantação, foram eliminadas várias etapas da verificação como checar visualmente o item que está no palete, o número do lote, o estado do palete, entre outros.
“A performance alcançada com o recebimento pela etiqueta SSCC permitiu eliminar a conferência nos três turnos, já que o envio dos produtos para o centro de distribuição ocorre 24 horas por dia, além de ampliar a capacidade de recebimento. Isso melhorou o giro do estoque e reduziu 30% o leadtime de entrada”, explica Bruno Giácomo, Gerente de Reengenharia da ID Logistics Brasil.
De acordo com Hermes Silva, Gerente Nacional de Logística da BDF Nivea, «o projeto da etiqueta SSCC foi muito importante para ganharmos agilidade e produtividade no recebimento dentro de nossas operações. Deixo meu agradecimento ao time de melhoria contínua e TI para a implementação dessa nova tecnologia, aprimorando continuamente nossa parceria de sucesso».
Embora todos os dados necessários já constassem no material recebido, foi necessário adaptar as etiquetas ao padrão SSCC. Giácomo ressalta ainda que a qualidade e a acuracidade das informações presentes nas etiquetas em relação ao produto são essenciais para o sucesso do projeto.
Fonte: Logweb