20/04/2023

Santos Brasil zera emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia das suas operações de SP, SC e PA

 Santos Brasil zera emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia das suas operações de SP, SC e PA



A Santos Brasil dá mais um passo importante em sua estratégia para se tornar carbono neutro, com a aquisição do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para as unidades de Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). As operações da Companhia no estado de São Paulo já contavam com o certificado, que assegura que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia nestes locais será disponibilizada no sistema nacional de energia, de maneira proporcional, como energia limpa.


A Companhia adquiriu RECs suficientes para o consumo de megawatt-hora (MWh) relativo aos anos de 2022 a 2025 em Vila do Conde e Imbituba. O contrato das unidades paulistas, que tinha validade para o biênio de 2021-2022, será renovado.


O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais.


A Santos Brasil administra na Baixada Santista o Tecon Santos, o Terminal de Veículos, Terminais Logísticos Saboó I e II e dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias), um em Santos e outro em Guarujá. Ainda no estado de São Paulo, o I-REC contempla o escritório administrativo na Capital e o Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo. Já em Vila do Conde a Companhia opera um terminal de contêineres e, em Imbituba, um terminal de contêineres e um de carga geral.


Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, afirma que a aquisição dos certificados reforça o compromisso da companhia com a preservação do meio ambiente e redução de emissão de gases de efeito estufa. "Implantar uma cultura de ESG não é mais uma opção, é uma necessidade. E este é o caminho que vem sendo trilhado pela Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".


Neste ano, a companhia passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG. "A presença da Santos Brasil nesta carteira é resultado de muito empenho e espelha o alto grau de comprometimento da Companhia com o futuro do planeta e com o desenvolvimento humano", diz Béatrice.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.