Após uma queda significativa na movimentação no primeiro trimestre, a Santos Brasil prevê um 2023 de estabilidade para seus terminais portuários. Por outro lado, a recomposição de tarifas deverá impactar positivamente o faturamento deste ano.
“Vai haver uma retomada dos volumes, principalmente a partir do terceiro trimestre de 2023. Mas não esperamos crescimento no ano. A previsão para a movimentação dos terminais é encerrar o ano no ‘zero a zero’ ou com ligeira queda. Estamos preparados para isso. Mas o que vai haver de positivo é a recomposição de preços”, afirmou Daniel Dorea, diretor financeiro do grupo.
No primeiro trimestre deste ano, a operadora portuária registrou uma queda de 49,4% em seu lucro líquido, que ficou em R$ 46 milhões. A receita líquida caiu 3%, chegando a R$ 427 milhões, e o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) teve retração de 15%, para R$ 153 milhões.
O principal impacto negativo do trimestre foi a queda na movimentação nos terminais portuários. O fluxo de contêineres do trimestre caiu 14,3%, para 262 mil unidades. A movimentação de carga geral diminuiu 57,6%, para 19 mil toneladas.
O desempenho negativo foi provocado principalmente pela redução nas importações - hoje, a Santos Brasil tem uma exposição a essas rotas comerciais maior do que o porto de Santos como um todo, por isso é mais afetada, explica Dorea. Para ele, o cenário de estoques altos do comércio, somado à crise no mercado de crédito neste início de ano, contribuíram para a queda nas importações do período.
Além disso, ele aponta que a base de comparação também contribuiu à queda, já que o resultado do primeiro trimestre de 2022 foi impactado por efeitos atípicos da pandemia, que levaram a um resultado mais forte do que o comum para o período - que, sazonalmente, é o mais fraco do ano para o setor.
Com a normalização do comércio marítimo global, a perspectiva é que haja uma recuperação dos resultados de movimentação principalmente a partir do terceiro trimestre do ano.
O resultado do trimestre não afeta a estratégia da Santos Brasil para este ano, diz o diretor financeiro. O plano do grupo é investir de R$ 550 milhões a R$ 650 milhões em 2023, principalmente no terminal de Santos, mas também no novo projeto de granéis líquidos em Itaqui (MA).
Já em relação a novos projetos, Dorea afirma que a empresa está no aguardo da agenda prioritária do novo governo. “Continuamos interessados nos setores de contêineres, granéis líquidos e logística integrada.”
Fonte: Valor Econômico