20/08/2024

Santos Brasil lança programa de compensação de emissões de carbono para clientes de carga LCL

 Santos Brasil lança programa de compensação de emissões de carbono para clientes de carga LCL



A Santos Brasil anunciou o lançamento do programa LCL Carbon Neutral, uma nova iniciativa voltada para a redução da pegada de carbono nas operações de cargas fracionada LCL (Less than Container Load). O programa busca compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de serviços de transporte rodoviário, movimentação e armazenagem de cargas.


Inicialmente, o programa será implementado nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) Santos e Guarujá, atendendo clientes NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier) e Freight Forwarders. Através do LCL, Carbon Neutral, os clientes receberão mensalmente informações sobre as emissões geradas por suas operações, com a Santos Brasil realizando a compensação dessas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono. Um certificado, emitido por uma consultoria independente, atestará as emissões e a forma de neutralização.


O mapeamento das emissões de GEE de todas as operações da Santos Brasil é realizado de maneira estruturada pela equipe interna da empresa, em conjunto com uma consultoria independente, garantindo a transparência do processo.


Este novo serviço se alinha aos objetivo da Santos Brasil de neutralizar suas emissões de carbono até 2040. Entre as ações já implementadas pela empresa estão a substituição gradual de equipamentos movidos a diesel por elétricos e a compra de certificados I-RECs para compensar as emissões de escopo 2, relacionadas ao consumo de energia. Recentemente, a empresa também colocou em operação oito novos guindastes elétricos no Tecon Santos. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2021 e integra o Novo Mercado da B3.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Novo guia reúne boas práticas para a gestão da logística farmacêutica

31/08/2026

Novo guia reúne boas práticas para a gestão da logística farmacêutica

A ABOL lançou em São Paulo, o “Guia Prático: Logística farmacêutica aplicada à gestão dos Operadores Logísticos”, publicação inédita no Brasil por abordar especificamente a atuação dos O (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos apontam caminhos para ampliar a conexão entre modais

31/08/2026

Operadores Logísticos apontam caminhos para ampliar a conexão entre modais

A multimodalidade esteve entre os principais temas do 10º Congresso ABOL, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Ibiúna (SP). A discussão ganhou força a partir da conexão entre as dire (...)

Leia mais
 Logística busca protagonismo na agenda do próximo governo

31/08/2026

Logística busca protagonismo na agenda do próximo governo

A cadeia de suprimentos entra no diálogo eleitoral com um plano estruturado de prioridades. A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) encaminhou uma Carta Aberta com propos (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.