18/06/2021

Relator propõe sessão com governo e entidades setoriais para debater PL Relator propõe sessão com governo e entidades setoriais para debater PL

 Relator propõe sessão com governo e entidades setoriais para debater PL Relator propõe sessão com governo e entidades setoriais para debater PL


O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator do projeto de lei 4.199/2020 (BR do Mar), apresentou requerimento pedindo a realização de uma sessão de debates temáticos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater o PL da cabotagem. Na solicitação, Trad sugeriu convidar representantes do governo, da Marinha do Brasil, de órgãos de controle, de empresas de navegação, usuários do transporte de carga, estaleiros, operadores portuários, entre outras entidades setoriais. O parlamentar justificou que, por se tratar de um tema complexo, é necessário aprofundar o estudo a respeito do projeto. A sessão ainda não tem data definida.

A lista de possíveis convidados inclui representantes do Ministério da Infraestrutura; da Marinha; do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); da Confederação Nacional dos Transportes (CNT); da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT); do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval); da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) e da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop).

O relator considera que um grande desafio que o BR do Mar enfrenta é aliar a redução de custos que o afretamento a tempo promove e, ao mesmo tempo, garantir que a cabotagem não fique à mercê da volatilidade do mercado. Ele destacou que a principal mudança que o PL propõe é facilitar a expansão das operações de cabotagem e a entrada de novos interessados nesse mercado.

No requerimento, Trad mencionou que ampliar a possibilidade de as empresas brasileiras de navegação (EBNs) afretarem embarcações sem a obrigatoriedade de ter embarcações próprias, como exigido pela legislação vigente, vem acompanhada de incentivos para que as EBNs mantenham e aumentem a frota própria, o que contribui para um importante aspecto da navegação de cabotagem, que é a disponibilidade do serviço. "No entanto, a solução não é elementar e os diversos temas envolvidos merecem esclarecimento e debate", ponderou. O PL 4.199/2020, aprovado em dezembro do ano passado na Câmara, chegou à Comissão de Assuntos Econômicos no último dia 7 de maio.\
\
Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais
 Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

14/08/2025

Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

Movimentação de cargas nos portos brasileiros foi recorde no primeiro semestre deste ano, chegando a 653,7 milhões de toneladas transportadas, volume 1% superior ao registrado no mesmo p (...)

Leia mais
 Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

13/08/2025

Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

O governo federal assinou na segunda-feira (11), em Pequim, um Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, que prevê nov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.