03/11/2021

Próxima década exigirá empresas ágeis e dinâmicas, conclui evento Próxima década exigirá empresas ágeis e dinâmicas, conclui evento

 Próxima década exigirá empresas ágeis e dinâmicas, conclui evento Próxima década exigirá empresas ágeis e dinâmicas, conclui evento


A democratização da inovação, aliada à necessidade de romper barreiras e mudar a cultura das empresas para que estejam abertas às novas ferramentas e soluções propostas ao mercado, esteve no centro dos debates no evento "Inovação e Novas Tecnologias no Mundo da Logística", realizado virtualmente pela ABOL. Foram quase quatro horas repletas de trocas de experiências e apresentações voltadas à importância de se reinventar, enfrentar os desafios oriundos da pandemia e, ainda, estar pronto para a próxima década.

A abertura ficou por conta da diretora executiva da Associação, Marcella Cunha. Ela deixou clara a essencialidade dos Operadores Logísticos que, apesar de terem ganhado os holofotes durante a crise sanitária, seguem invisíveis aos consumidores que "esquecem ou sequer têm consciência que dependem diretamente dos OLs para terem seu abastecimento garantido". Não é à toa que uma das principais missões da ABOL é mudar essa visão da atividade no Brasil.

Em seguida, o presidente do Conselho da ABOL, Maurício Barros, destacou como as empresas têm enfrentado de cabeça erguida os diversos obstáculos impostos à cadeia logística, "fazendo o que podem para manter os negócios saudáveis e a população como um todo abastecida", sendo inovação e tecnologia fundamentais para garantir eficiência e efetividade.

No primeiro painel, operadores filiados à ABOL (BBM, UPS, DHL e Santos Brasil) falaram sobre a relevância das startups para enfrentarem o atual processo de transformação do setor, por meio de soluções para uma prestação de serviço mais eficiente ao cliente. No entanto, para aqueles que atrelam inovação à tecnologia, fizeram questão de lembrar que nem sempre uma depende da outra. A inovação está intimamente ligada à experimentação em áreas diferentes dentro da companhia.

Os três painéis seguintes trouxeram startups e logtechs, que apresentaram suas soluções para agilizar e facilitar o dia a dia dos OLs, como o uso de drones, monitoramento das cargas , compra inteligente de combustíveis e gerenciamento do frete. Foi uma verdadeira aula de soluções fora da caixa, que prometem crescimento, desenvolvimento, eficiência e qualidade.

Para finalizar, o CEO da Inova Trends, Luis Rasquilha, foi enfático ao falar de presente, passado e futuro na palestra "Building the Future - Cenários 2030". Para quem ficou curioso sobre a análise feita pelo especialista, o conceito mais importante da gestão para os próximos 10 anos é unir agilidade e ambidestria. Isso significa se adaptar ao cenário atual e ao mesmo tempo antecipar o futuro.

"Essa confluência fará com que as empresas estejam preparadas para 2030, quando teremos um ano mais conectado e colaborativo", afirmou o também professor, ressaltando os quatro pilares da gestão: pessoas, tecnologias, informação e plataforma/ ecossistema." As empresas têm que ser mais dinâmicas, ágeis, rápidas, mostrando que conseguem se adaptar ao contexto que está acontecendo".

Notícias Relacionadas
 DP World inicia em setembro operação de armazém em Cajamar-SP

05/08/2025

DP World inicia em setembro operação de armazém em Cajamar-SP

A DP World anunciou que, a partir de setembro, vai iniciar a operação, em Cajamar, a cerca de quarenta quilômetros da cidade de São Paulo, um armazém logístico voltado a operações multic (...)

Leia mais
 Movecta destaca soluções logísticas para diversos segmentos na Multimodal Nordeste

04/08/2025

Movecta destaca soluções logísticas para diversos segmentos na Multimodal Nordeste

A Movecta, um dos maiores operadores logísticos do país, participa da Multimodal Nordeste, de 05 a 07 de agosto (terça a quinta-feira), das 14 às 20 horaso Recife Expo Center, em Recife (...)

Leia mais
 BBM Logística consolida atuação no transporte de químicos na América do Sul e anuncia expansão para o Peru

04/08/2025

BBM Logística consolida atuação no transporte de químicos na América do Sul e anuncia expansão para o Peru

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, anuncia um avanço em suas operações de transporte de produtos químicos e controlados, tanto a granel como embalados e g (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.