26/08/2025

Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV

 Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV



A Tegma Gestão Logística deu início a um projeto-piloto de descarbonização do transporte com a conversão de dois caminhões movidos exclusivamente a diesel para a tecnologia híbrida diesel-GNV (gás natural veicular). O investimento foi de R$ 65 mil por unidade e a mudança permitirá que os veículos operem com 70% de queima a diesel e 30% de GNV.


O uso do GNV tem ganhado espaço no transporte rodoviário pesado por emitir menos poluentes em relação ao diesel e à gasolina. Estudos apontam redução de cerca de 35% na emissão de gases de efeito estufa, queda de 21% de CO₂ e até 85% de diminuição de material particulado e óxidos de nitrogênio — gases nocivos à saúde e ao meio ambiente. Além disso, o combustível apresenta custo por quilômetro rodado competitivo, principalmente em rotas com ampla rede de abastecimento.~ 


Teste prático de eficiência


O projeto-piloto permitirá à Tegma mensurar, com base em indicadores reais, os benefícios ambientais, econômicos e operacionais da tecnologia híbrida.


"Essa iniciativa abre caminho para novas conversões e está alinhada ao nosso compromisso de contribuir para um transporte mais limpo e sustentável, sempre buscando soluções de menor impacto ambiental e maior eficiência energética", afirma o diretor-presidente da Tegma, Nivaldo Tuba. 


Transição energética no setor


A ação reforça o alinhamento da empresa às políticas públicas e às diretrizes de mercado que estimulam a transição energética, a diversificação da matriz de combustíveis e a redução da dependência de derivados de petróleo. Com a iniciativa, a Tegma mantém sua competitividade no setor e acompanha a tendência de transportadoras que buscam soluções mais limpas e eficientes para atender clientes cada vez mais atentos às práticas de sustentabilidade.


Sobre a Tegma


Há mais de 55 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo responsável pela distribuição de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues em mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional e pela logística integrada com gestão, transporte, armazenagem geral e alfandegada, distribuição para indústrias de diversos setores, como químico, eletrodoméstico e bens de consumo, entre outros.


Desde 2007 a empresa é de capital aberto na B3 (TGMA3) e tem recebido diversos prêmios em inovação em logística. Isso resulta de um ambiente diverso e colaborativo, fomentado pela tegUP, uma Corporate Venture Capital (CVC) da Tegma, braço de inovação aberta e de tecnologia da empresa, para o desenvolvimento de soluções inteligentes e conectadas em logística. A empresa também mantém uma cultura corporativa que tem como referência as melhores práticas de governança, contando com uma estrutura implantada para resguardar a integridade dos negócios e dos colaboradores.



Fonte: Assessoria de Comunicação



Notícias Relacionadas
 Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

03/12/2025

Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

A Brado anunciou a ativação da maior rota ferroviária em operação no país, conectando o terminal de Sumaré (SP) ao terminal de Davinópolis (MA) pela Ferrovia Norte-Sul em um percurso de (...)

Leia mais
 Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

02/12/2025

Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

A Prefeitura de Campinas (SP) informa que o prefeito Dário Saadi participou, na manhã de ontem, sexta-feira, dia 28 de novembro, da inauguração do novo centro de processamento de cargas (...)

Leia mais
 Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

02/12/2025

Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

A gigante Amazon e a empresa de logística do grupo alemão Deutsche Post DHL irão se instalar no complexo logístico nos arredores do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A informação foi (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.