02/02/2023

Primeiras agendas de 2023 refletem compromisso da ABOL com o desenvolvimento do setor

 Primeiras agendas de 2023 refletem compromisso da ABOL com o desenvolvimento do setor



O primeiro mês de 2023 na ABOL foi marcado por compromissos que prometem dar o tom quando o assunto  é garantir avanços para o setor de logística no Brasil. O destaque ficou para reunião de aproximação com o novo Ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de temas como a volatilidade do preço do combustível, manutenção de créditos tributários na aquisição do óleo diesel, desoneração da folha de pagamentos, reforma tributária, entre outros pleitos. 


O chefe da pasta federal, inclusive, aceitou o convite para participar do seminário sobre o "Futuro da Logística", que será realizado em abril pela ABOL, em parceria com a Confederação dos Transportes (CNT). O encontro acontecerá em Brasília. 


A programação dos últimos 30 dias também foi marcada por reuniões de cada  diretoria e Grupo de Trabalho da ABOL para estabelecer a agenda de 2023. Uma das prioridades da entidade para este ano é ampliar os encontros presenciais entre os representantes das empresas filiadas participantes de cada grupo. A primeira reunião já está marcada para o dia 15 de fevereiro, na sede da ABOL, em São Paulo. 


Mas, antes disso, já começaram a ser discutidos alguns assuntos relevantes. No grupo ESG, a meta principal ficou para a elaboração da “Agenda ESG setorial para 2030”. O auxílio de consultoria e um novo workshop irão subsidiar o projeto, que deve ser entregue no último trimestre.


O grupo que trata de assuntos relacionados à cadeia de frios e ANVISA pretende focar em cartilhas e instruções que possam subsidiar órgãos anuentes e fiscais no que se refere às etapas da cadeia logística para, por exemplo, o transporte e armazenamento de medicamentos. 


A Diretoria de Capital Humano pretende focar, no primeiro semestre, em trocas constantes de cases de sucesso das associadas no que se refere à "employee experience"; comunicação, confiança e engajamento dos colaboradores da logística; metodologias ágeis e "people analytics". Já a Diretoria de Operações e Inovação terá como uma de suas primeiras ações o mapeamento de acessos rodoviários críticos aos portos do Brasil, a fim de subsidiar as agências reguladoras. 


"Alguns grupos já possuem metas bem definidas para 2023 e entendemos como fundamental iniciar o ano debatendo temas que impactam diretamente o trabalho dos Operadores Logísticos. Também já nos aproximamos do novo Ministro de Portos e Aeroportos e fomos muito bem recebidos pelo novo Ministro dos Transportes, que demonstrou interesse em fazer uma gestão ágil e nos deu ânimo para seguir em frente. O apoio das associadas e a constante troca de experiências são essenciais para que os planos se concretizem. Estamos prontos para um cronograma robusto e uma agenda estratégica", afirmou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.