30/09/2020

Porto do Açu planeja fábrica de fertilizantes

 Porto do Açu planeja fábrica de fertilizantes


Aposta é na abertura do mercado brasileiro e seus efeitos na queda dos preços do gás natural, uma das principais matérias-primas para produção de amônia e ureia

Ao mesmo tempo em que estreia na importação de adubos, a Porto do Açu Operações, responsável pela gestão do complexo portuário da Prumo Logística em São João da Barra (RJ), tem planos de construir uma fábrica de fertilizantes no local. A empresa aposta na abertura do mercado brasileiro e seus efeitos na queda dos preços do gás natural, uma das principais matérias-primas para produção de amônia e ureia, para colocar de pé o projeto nos próximos anos.

A produção de fertilizantes nitrogenados está sendo discutida dentro do planejamento estratégico 2030 da Porto do Açu Operações - controlada pela Prumo Logística (do fundo americano EIG), com 98,3%, em parceria com o Porto de Antuérpia, da Bélgica.

O presidente da Porto do Açu Operações, José Firmo, conta que a empresa deposita as fichas na chegada do gás do pré-sal até o Porto a preços competitivos - a empresa não confirma, mas a expectativa no mercado gira em torno da construção de uma rota que conecte o Açu às grandes descobertas de Pão de Açúcar, da Equinor, na Bacia de Campos. O executivo, porém, vê nos preços baixos do gás natural liquefeito (GNL) no mercado internacional uma janela de oportunidade para acelerar o desenvolvimento do projeto de fertilizantes. O Açu conta hoje com um terminal de regaseificação, construído para abastecer as térmicas da GNA (Prumo/BP/Siemens), e que começará a importar gás nos próximos meses.

“Idealmente esperaríamos o gás do pré-sal, que vai ser competitivo, mas temos uma oportunidade de ouro com o GNL, que está extremamente barato no Atlântico e não deve mudar de \patamar de] preços pelos próximos três, cinco anos”, afirma o executivo ao Valor.

Ele destaca que, dentro do modelo de negócios do Açu, a ideia é colocar capital próprio e investir em conjunto com um parceiro no projeto da fábrica de fertilizantes. “Não vejo a gente saindo muito desse modelo mental \[em que a Prumo investe com parceiros em novos negócios, para acelerar o desenvolvimento do porto]”, disse.

A expectativa da empresa é avançar com o licenciamento do projeto nos próximos dois a três anos. Firmo acredita que o porto tem vocação para se tornar um polo gás químico. O executivo defende que, dada a infraestrutura do Açu, uma planta de fertilizantes local teria condições privilegiadas para importar as demais matérias-primas. O próprio gás poderia chegar ao cliente final, no complexo, sem passar pela malha de gasodutos e, portanto, sem custos com tarifa de transporte, por exemplo.

Firmo conta, ainda, que é preciso começar desde já a preparar a logística para os fertilizantes. Nesse sentido, o Porto do Açu construiu este ano um novo armazém coberto no Terminal Multicargas, com capacidade para armazenar 25 mil toneladas/mês de insumos. A primeira carga, de 25 mil toneladas de cloreto de potássio (KCL), veio da Rússia e foi concluída na semana passada, com destino a Minas Gerais. A companhia não confirma o nome de seus clientes, mas o Valor apurou que um deles se trata da Fertipar.

A viabilidade da produção de fertilizantes no Açu vai depender, contudo, do sucesso da abertura do gás. Segundo o sócio da consultoria ChemVision, Carlos Alberto Lopes, novos projetos da química do metano (ureia, amônia e metanol) precisam de um gás, na ponta, a cerca de US$ 7 o milhão de BTU (unidade térmica britânica), ante um patamar atual de US$ 10 a US$ 12 o milhão de BTU. Hoje, é possível importar GNL a menos de US$ 3,5 o milhão de BTU, sem contar os custos até o consumidor final. Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aponta que a redução do gás para US$ 5 o milhão de BTU “parece ambiciosa” e só pode ser alcançada a longo prazo.

Fonte: [Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.