03/02/2021

Pandemia muda perfil de empresas em operação no Brasil, diz governo

 Pandemia muda perfil de empresas em operação no Brasil, diz governo


O governo observa evidências de que estão em curso mudanças no comportamento do consumidor que impactam o perfil das empresas em operação no Brasil, disse nesta terça-feira o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, durante a divulgação do boletim Mapa de Empresas.

Em 2020, o setor que mais concentrou abertura de novas empresas, com 200.662, foi o de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. Foi onde também houve maior número de empresas encerradas, com 73.668.

Em seguida, vieram promoção de vendas, com 149.063 empresas abertas e 38.349 empresas fechadas no período; cabeleireiros, manicure e pedicure, com 134.992 aberturas e 27.498 fechamentos; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, com 110.261 aberturas e 21.994 fechamentos, e obras de alvenaria, 108.135 aberturas e 21.863 fechamentos.

Questionado se as empresas fornecedoras de alimentos estariam crescendo por causa do isolamento social, Rubin comentou que provavelmente sim. E acrescentou que é possível observar tendência semelhante no e-commerce. As vendas no comércio eletrônico avançaram 40% em 2020.

“Há um movimento sendo captado, de substituição de lojas físicas por empresas que só funcionam no ambiente virtual”, disse. “Vestuário, calçados, eletrônicos, objetos para o lar, objetos cuja logística de transporte não seja muito onerosa.”

Notícias Relacionadas
 ID Logistics reduz em 40% o tempo de permanência do caminhoneiro no CD

14/05/2025

ID Logistics reduz em 40% o tempo de permanência do caminhoneiro no CD

A ID Logistics desenvolveu um sistema para acelerar parte importante do processo logístico, oferecendo mais autonomia aos motoristas na entrega e coleta de carga. Chamada “Easy Checkin”, (...)

Leia mais
 BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente

13/05/2025

BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente

Em um cenário econômico marcado por taxas de juros elevadas e desafios macroeconômicos, o setor de logística no Brasil enfrenta um dos seus maiores testes. Para manter-se (...)

Leia mais
 Um mês após tarifaço, venda de produtos chineses para o Brasil salta até 40%

13/05/2025

Um mês após tarifaço, venda de produtos chineses para o Brasil salta até 40%

Os cerca de 30 dias de guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China, agora arrefecida pelo acordo entre as duas potências globais anunciado ontem, causaram impactos no mercado bras (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.