10/11/2021

Operações DTA da Brado otimizam importação de cargas por ferrovia em Mato Operações DTA da Brado otimizam importação de cargas por ferrovia em Mato

 Operações DTA da Brado otimizam importação de cargas por ferrovia em Mato Operações DTA da Brado otimizam importação de cargas por ferrovia em Mato


A Brado, em parceria com o Porto Seco de Cuiabá, desenvolveu uma nova solução para o transporte de cargas focada nos clientes do agronegócio e da indústria mato-grossense. A empresa viabilizou a permissão junto à Receita Federal para operar as mercadorias no regime de Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) multimodal. É a primeira iniciativa no país utilizando a multimodalidade com a ferrovia neste regime. A empresa passou a nacionalizar as cargas na capital mato-grossense, gerando ganho de produtividade no processo de desembaraço das mercadorias.

As cargas importadas por contêineres que chegam por navio até a Baixada Santista percorrem mais de 1.600 quilômetros por ferrovia até Rondonópolis (MT) e de lá são levadas por caminhões até Cuiabá.

Um dos principais produtos que estão sendo importados por meio da solução DTA são pneus de carros de passeio, caminhões e máquinas agrícolas com origem na China, Vietnã e Tailândia. Cada contêiner de 40 pés tem capacidade para transportar 1.700 pneus de carros de passeio, volume suficiente para equipar 425 automóveis. Já para pneus de grande dimensão como os utilizados em caminhões e máquinas agrícolas, o volume corresponde a uma média de 270 pneus, proporcional a 45 caminhões e 130 pneus equivalente a 30 tratores.

Além do transporte de pneus, empresas que trabalham com importação de peças de tratores, placas solares, maquinários agrícolas, defensivos agrícolas e fertilizantes iniciaram os primeiros testes utilizando a solução DTA.

Maior terminal de contêineres de Mato Grosso, o Porto Seco de Cuiabá conta com uma área de 39 mil m², sendo 11 mil m² de área coberta destinada à armazenagem e inspeção. O local conta com balanças de alta precisão para produtos de maior valor agregado, balança eletrônica para caminhões, empilhadeiras modernas para movimentação e armazenagem, além do escritório da Receita Federal integrado as instalações.

Conforme o diretor do Porto Seco de Cuiabá, Francisco Almeida, o multimodal aduaneiro com a participação das ferrovias é uma solução que contribui diretamente para potencializar ainda mais as operações de importação e exportação. "Toda iniciativa que contribua para otimizar a logística dos importadores e exportadores do Mato Grosso é bem-vinda", afirma. "A ferrovia é um modal moderno, eficiente e que quando colocamos na ponta do lápis contribui de forma significativa para a redução no custo de transporte da carga".

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, o regime DTA e a logística multimodal, com trens percorrendo a maior parte do trajeto, poderá trazer ganhos de competividade, segurança da carga e previsibilidade para a indústria. "É uma opção a mais tanto para quem receba insumos e matéria-prima de fora quanto no momento de enviar a produção industrial para outros mercados. Além da segurança, o regime trará mais agilidade ao processo, o que melhora a produtividade e reduz custos", afirma.



Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

16/12/2025

Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

Os avanços sucessivos no volume de serviços prestados no País, que levaram o setor a renovar patamares recordes mês a mês, estão calcados em apenas dois segmentos: transportes e serviços (...)

Leia mais
 Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

12/12/2025

Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

A Santos Brasil adquiriu, na China, dois portêineres — guindastes de cais — e oito RGTs —  guindastes de pátio — que já estão a caminho do Tecon Santos a bordo no navio Zhen Hua 28. (...)

Leia mais
 Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

11/12/2025

Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

A Unilever inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, localizado na cidade da Serra. A cerimônia contou com a presença do gove (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.