26/06/2023

O que esperar da logística para os próximos anos?

 O que esperar da logística para os próximos anos?



Jamir Carlos Cordeiro da Silva – Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Coopercarga


Falar sobre o futuro da logística nos leva, automaticamente, a analisar as tendências mercadológicas e tecnológicas que podem vir a fazer parte do nosso dia a dia, e de nossas operações, contribuindo para o nosso posicionamento de Operador Logístico Sustentável.


Com um mercado cada vez mais exigente, é fundamental acompanhar a tecnologia em busca de vantagens competitivas, altos níveis de serviços e participação no futuro do setor.


Com o passar dos anos, observamos a implantação de novas tecnologias, que passaram de visionárias à essenciais. Exemplo disso são nossos sistemas de cadastro, emissão de documentos e rastreamento de cargas, minuciosamente detalhados.


Em resumo, hoje, sem tecnologia, sequer saímos do lugar com qualquer um de nossos veículos. Nossas operações estão conectadas, são 100% digitais e, com isso, conseguimos otimizar nosso tempo e melhorar nossos processos. Essa realidade é resultado de investimento que vai muito além da compra de aparelhos, está no desenvolvimento de uma cultura pautada no ESG e nas apostas de mercado, que vem sendo construída com nossos colaboradores.


Investimos massivamente em fornecedores que possam nos entregar mais, melhor e por menos, alinhados com nosso propósito e valores, e no relacionamento com clientes.


Mas além do que a tecnologia prevê e nos oferece, falar sobre o que esperar do futuro da logística, para nós é também participar de uma logística cada vez mais verde, com objetivos de rever todos os processos visando a redução do impacto que a cadeia causa no meio ambiente.


A longo prazo, acreditamos na possibilidade do transporte autônomo, do setor eletrificado e da expansão do Blockchain (transações realizadas por criptomoedas a partir de contratos inteligentes gerando uma automatização dos processos). Alguns exemplos práticos a serem analisados são:


Automatização: Integração de sistemas que gerem mais eficiência e rapidez nas entregas, diminuindo custos, otimizando recursos e reduzindo erros que impactam na taxa de acidentes.


Internet das coisas: Aumento da cobertura em conectividade que possibilitem a integração de diversos aparelhos com a finalidade de melhorar o controle e centralizar as informações. Na logística, possibilitará o monitoramento de todas as etapas, desde a produção, até a entrega ao consumidor final, por um único dispositivo.


Logística verde: ou green logistics como é conhecida no mercado, trata-se de uma série de práticas adotadas por empresas do setor, que visam alcançar equilíbrio econômico e ecológico, desenvolvendo e investindo em ferramentas que possam compensar e/ou reduzir os impactos que suas atividades causam no meio ambiente.


Na Coopercarga, aplicamos a metodologia de logística verde, pautados nos pilares de ESG, onde estamos em constantes buscas de novas oportunidades, tecnologias e parceiros que possam contribuir conosco para um futuro melhor.



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.