02/02/2023

O que esperamos para o ano de 2023

 O que esperamos para o ano de 2023



Roberto Vilela, diretor da RV Ímola


Quais são os fatores que uma empresa de logística deve analisar ao traçar seus prognósticos para um ano que se inicia? Essa pergunta não é simples de ser respondida, pois sabemos que a realidade é fruto de diversas determinações e também existem fatores surpresas.


No último ano, presenciamos um cenário macroeconômico relativamente instável. Um fator que considero relevante é a alta do dólar. O Diesel é um dos maiores custos de uma empresa de transporte e o dólar afeta não apenas o valor do combustível, mas outros recursos indispensáveis para o setor não parar. O preço do Diesel, em algumas regiões do país, chegou a superar o da gasolina.


A guerra da Ucrânia trouxe e traz uma grande preocupação ao mundo com relação ao suprimento de energia fóssil. Entendemos que os grandes produtores (Oriente Médio, Rússia e Venezuela) “puxarão” o valor dos combustíveis um pouco para cima, trazendo, com certeza, consequências ao Brasil. Hoje, a estimativa econômica do mundo é de que a inflação vai subir, isto já está acontecendo na Europa e Estados Unidos trazendo grandes preocupações. A inflação e a alta de preços afetaram a todos, inclusive operadores logísticos.


Trazendo o tema para o Brasil, o mercado de combustíveis é “comoditizado” em bolsa; então, qualquer subida trará reflexos aqui. Lembrando que o país é autossuficiente em produção de petróleo, mas não em combustíveis refinados – esses, ainda temos que importar e importar muito. Com certeza, o ano 2023 será um ano de preocupação nesse quesito.


Acreditamos que os diretores de empresas de operação logística que se atentarem às movimentações macroeconômicas, geopolíticas, políticas de governo e perspectivas de inovações tecnológicas terão um excelente cenário de crescimento em 2023. A preparação da equipe para imprevisibilidades é essencial para o êxito de qualquer negócio.


Em relação ao novo ano e ao novo governo, a RV tem grandes expectativas. O povo brasileiro tem otimismo em seu DNA. Otimismo e alegria é o meu lema. Particularmente, no caso da RV Ímola, continuaremos a crescer, a gerar empregos, a aumentar nossa responsabilidade social e a fazer aquilo que temos mais orgulho: levar saúde a todos os cantos do Brasil.



Notícias Relacionadas
 DHL Supply Chain inaugura centros de distribuição para e-commerce em Cajamar (SP) e Brasília (DF)

27/04/2026

DHL Supply Chain inaugura centros de distribuição para e-commerce em Cajamar (SP) e Brasília (DF)

A DHL Supply Chain anunciou a inauguração de dois centros de distribuição voltados a operações de e-commerce, localizados em Cajamar (SP) e Brasília (DF). Os armazéns multicliente integr (...)

Leia mais
 Multilog quer dobrar de tamanho até 2028 com R$ 3 bi em receita

27/04/2026

Multilog quer dobrar de tamanho até 2028 com R$ 3 bi em receita

A Multilog, operadora logística, projeta dobrar de tamanho em três anos com base em crescimento orgânico e reposicionamento de ativos, mas enfrenta um cenário desafiador marcado por garg (...)

Leia mais
 Andreani Logística amplia transparência e revela avanços ESG com 93 projetos

23/04/2026

Andreani Logística amplia transparência e revela avanços ESG com 93 projetos

A Andreani Logística lançou em seu site uma seção dedicada às iniciativas de ESG, reforçando a transparência e o acompanhamento público de suas ações em sustentabilidade. O ambiente reún (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.