Empresa de navegação e logística transportou 23 contêineres da TechnipFMC via comboio marítimo
O Porto do Açu recebeu, nesta terça-feira (15), uma operação feeder de curta distância. A Norsul transportou 23 contêineres da empresa TechnipFMC, do Porto do Rio para o Açu, em São João da Barra (RJ), via comboio marítimo. A operação faz parte da parceria firmada entre o complexo portuário e a empresa de logística marítima, em abril deste ano, e que terá saídas quinzenais. O serviço possibilita uma conexão integrada entre as empresas do norte fluminense, Espírito Santo e Minas Gerais com o mundo, através do Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-Mult).
A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, trazendo mais previsibilidade e segurança. As empresas acreditam que esse transporte reduzirá as emissões de carbono no meio ambiente na ordem de 22 pct, sendo que as emissões restantes serão neutralizadas pelo programa ‘Carbono Neutro’ da Norsul. O serviço tem capacidade de transporte de até 350 unidades por trecho (Rio x Açu e Açu x Rio), atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso.
“O novo serviço também possibilita a conexão eficiente das empresas exportadoras com navios de longo curso que saem regularmente do Rio para todo o mundo. Esta nova solução evidencia o potencial do Açu para se tornar um hub portuário”, destacou o diretor de terminais e logística da Porto do Açu Operações, João Braz. Ele disse que a empresa vê como diferencial o porto ser privado e sem fila de espera, o que permite operações de forma customizada.
Fonte: (Portos e Navios)
19/05/2025
Ampliação da logística rural é desafio ao agro, diz especialista
O setor agropecuário brasileiro enfrenta um desafio crucial para manter sua competitividade: a melhoria da logística rural. Larissa Wachholz, coordenadora do núcleo de Ásia do Centro Bra (...)