06/10/2020

" “Não adianta ter navegação de cabotagem e não ter o terminal”, diz Piloni"

 " “Não adianta ter navegação de cabotagem e não ter o terminal”, diz Piloni"


Lei nº 14.047/2020, decorrente da MP 945 traz a possibilidade de criação de terminais a partir de contratos temporários

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni afirmou, durante o Sul Export, evento online realizado nesta segunda-feira (05) que não adianta pensar no crescimento da cabotagem sem pensar nas condições que devem ser oferecidas pelos terminais portuários. Para tanto, ele destacou a necessidade de se fazer investimentos e aumentar a capacidade portuária.

Ele lembrou que o Projeto de Lei (4199/2020), BR do Mar, traz a proposta de afretamento a tempo de embarcação para fazer as chamadas operações especiais, ou seja, rotas que ainda não são abrangidas pela cabotagem brasileira, mas que com a aprovação do projeto passarão a ser. E, para isso, segundo ele serão necessários terminais que atendam de forma eficiente este serviço. Piloni frisou que a existência desses terminais se tornou possível por meio da aprovação da lei nº 14.047/2020, decorrente da MP 945, como foi o caso da possibilidade de realização de contratos temporários nos portos.

“Com isso a gente consegue dar condições flexíveis e rápidas para que as empresas e o mercado consigam enxergar uma solução de cabotagem considerando tanto a navegação quanto os terminais”, disse Piloni. Ele frisou que é importante usar os terminais de forma mais eficiente, a partir da convivência entre a navegação de longo curso e a cabotagem, mas sendo necessário que sejam feitos todos os processos de melhorias e desburocratização para a carga da cabotagem operada dentro do mesmo terminal de longo curso.

Já dentro da possibilidade do novo mecanismo do contrato de uso temporário passa a existir a oportunidade de que, caso não haja uma infraestrutura já vocacionada para a operação de cabotagem, que possa ser iniciada uma operação de uma nova linha para esta forma de navegação.

Ele destacou ainda que o compromisso da secretaria seja pensar de forma sistêmica o setor de transporte aquaviário. E dentro dessa perspectiva, ele reforçou a possibilidade de que seja utilizado o Fundo da Marinha Mercante (FMM) para investimentos em obras nas vias navegáveis. “Talvez a gente tenha que lançar mão de iniciativas criativas como, por exemplo, a utilização do fundo”, pontuou. Ele também lembrou que a pasta vem discutindo as formas de parcerias privadas capazes de viabilizar os investimentos necessários para “tornar as vias navegáveis, em hidrovias de fato”, finalizou.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.