A movimentação de celulose, insumos da indústria automotiva e commodities, especialmente minérios, tem contribuído para o avanço das operações no Nordeste da Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do País. Essas cargas responderam por aproximadamente 13 mil viagens realizadas pela Multilog de janeiro a setembro.
A empresa ampliou as operações junto aos 15 principais clientes do Nordeste e conquistou novos contratos, o que levou a um crescimento de 2,5% na região nos últimos quatro meses, em comparação ao mesmo período do ano passado, e a previsão é manter a mesma curva de evolução até o fim do ano.
Além do transporte rodoviário de contêineres, que representa a maior parte da operação na região, a unidade oferece serviços de pátio. Isso inclui pré-stacking (organização de contêineres antes do embarque no navio), ovação e desova de contêineres, e crossdocking (transferência de mercadorias diretamente da doca de recebimento para a doca de expedição, sem armazenamento, para agilizar a entrega).
Em Salvador (BA), a Multilog dispõe de aproximadamente 35 mil metros quadrados de pátio e 12 mil metros quadrados de armazéns, com área para produtos químicos e posições porta pallet com drive in (armazenamento eficiente para maximizar o uso do espaço disponível). A frota própria é composta por 26 veículos e há uma equipe robusta e agregados, incluindo mais de 100 implementos.
Recentemente, a Multilog investiu em mais uma reach-stacker para movimentação de contêineres, e planeja aumentar a área de armazéns na capital baiana em três mil metros quadrados no primeiro semestre de 2026, e atua para que a unidade Nordeste conquiste a certificação Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) junto à Receita Federal.
—A operação da Multilog no Nordeste conta com importantes diferenciais que têm contribuído para o nosso crescimento”, destaca Vinicius Santana, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, ao citar a estrutura, composta por frota própria, área de pátio e armazéns, as certificações para operar produtos químicos e perigosos e a qualidade na prestação de serviços, que inclui rastreabilidade dos veículos, equipe de atendimento e equipamentos novos e bem mantidos.
Segundo ele, a Multilog Nordeste prevê um aumento do número de importações pelo porto de Salvador devido ao início da operação, no mercado brasileiro, de uma importante empresa que deverá internalizar um volume expressivo de cargas ainda em 2025. —Estamos otimistas com a expectativa de novos negócios e, consequentemente, de um aumento da volumetria de transportes e armazenagem de cargas na unidade, especialmente nos serviços de desova e de utilização do pátio para os contêineres —completa Vinicius Santana.
Multilog — A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui dois escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões metros quadrados de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.
Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP).
Fonte: Fator Brasil