04/02/2026

Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025

 Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025



O movimento de caminhões nos portos secos administrados pela Multilog cresceu 11,6% em 2025, totalizando 446.966 veículos. O desempenho reflete a intensificação do comércio no Mercosul, com destaque para as operações de exportação, que avançaram 18,1% no período. As maiores movimentações foram registradas nas unidades de Foz do Iguaçu (PR) e Uruguaiana (RS).


“Os portos de fronteira vêm se consolidando como infraestruturas vitais para a fluidez do comércio no Mercosul — fortemente impulsionados pelo setor do agronegócio e de insumos industriais —, bem como para a logística das exportações em geral, dos bens de consumo e dos componentes automotivos provenientes principalmente da Argentina e do Paraguai”, afirma Francisco Damilano, gerente geral de Operações das Fronteiras da Multilog.


Segundo o executivo, a expansão e a modernização tecnológica das instalações, combinadas a políticas estaduais de incentivos fiscais — como em Santa Catarina, com o Porto Seco de Dionísio Cerqueira — têm ampliado a competitividade do transporte rodoviário de cargas nas rotas internacionais.


Uruguaiana e Foz do Iguaçu lideram movimentação


Em 2025, o Porto Seco de Uruguaiana (RS) registrou crescimento de 17,8% no volume de entrada de veículos, alcançando 158.488 caminhões. As exportações responderam por 111.764 veículos, alta de 28,8%, mais que o dobro das importações, que somaram 46.724 caminhões e recuaram 2,1%.


Já o Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), maior do país e principal hub logístico do Mercosul, contabilizou a entrada de 215.070 caminhões, avanço de 9,4% em relação a 2024. As importações concentraram o maior fluxo da unidade — seis em cada dez veículos — com crescimento de 9,6% no ano.


Novo porto seco amplia capacidade em Foz do Iguaçu


Com localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a Multilog investe na construção do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. A nova unidade deverá ampliar em cerca de 30% a capacidade de movimentação e tem previsão de início de operação em dezembro de 2026.


O projeto inclui ganhos de eficiência operacional, adoção de tecnologia de ponta e equipes especializadas para agilizar o processamento de cargas e a circulação de veículos.


Desempenho nas demais fronteiras


Em Santa Catarina, o Porto Seco de Dionísio Cerqueira registrou aumento de 12,5% no volume de caminhões em 2025, com 25.882 veículos. As importações responderam por 52,6% do total, com crescimento de 6,9%, enquanto as exportações avançaram 19,3%, somando 12.554 caminhões.


No Rio Grande do Sul, o Porto Seco de Jaguarão contabilizou 35.605 caminhões, alta de 5,8%. O número de veículos com exportações cresceu 12,8%, enquanto as importações recuaram 3,5%.


Já o Porto Seco de Sant’Ana do Livramento fechou o ano com queda de 7% no total de entradas, somando 11.921 caminhões. O resultado foi impactado pela retração de 23,3% nas importações, movimento que não foi compensado pelo avanço de 5,9% nas exportações.


Os dados indicam que, apesar de oscilações regionais, os portos secos de fronteira seguem ganhando relevância como corredores logísticos estratégicos para o comércio exterior brasileiro, especialmente nas rotas do Mercosul.


Fonte: Transporte Moderno



Notícias Relacionadas
 “Hora de o setor rever a dependência do diesel”, diz diretora da Abol

16/04/2026

“Hora de o setor rever a dependência do diesel”, diz diretora da Abol

A principal tensão que hoje paira no setor de transporte e logística brasileiro deve ser aliviada somente com o fim da guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, solução que se mos (...)

Leia mais
 Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

13/04/2026

Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

A agenda climática se tornou uma variável direta na gestão logística. O tema foi destaque no primeiro ABOL Day de 2026 da Diretoria ESG da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (...)

Leia mais
 Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

10/04/2026

Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

A ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), com o apoio da Luft Logistics e outras empresas associadas, concluiu em março o projeto "Juntos pelo Telh (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.