26/10/2020

Mercedes-Benz quer seguir na memória marcando presença em rotas estratégicas e eventos setoriais

 Mercedes-Benz quer seguir na memória marcando presença em rotas estratégicas e eventos setoriais


Montadora alemã venceu isolada em todas as edições da categoria Caminhão na pesquisa Top of Mind

Vencedora em todas as 11 edições que a categoria Caminhão foi pesquisada na Folha Top of Mind, a Mercedes-Benz tenta expandir sua hegemonia fazendo parte da vida das pessoas por meio de ações em eventos e marcando presença em locais como paradas de caminhoneiros e de transportadores nas estradas.

“Estamos sempre ao lado de quem transporta, o que nos coloca na memória dos brasileiros”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da empresa.

Realizada pelo Datafolha, a maior pesquisa de lembrança de marca da América Latina mostrou que, em 2019, última edição do levantamento, a montadora alemã foi citada por 22% dos entrevistados, o dobro dos 11% da segunda colocada.

O desempenho foi ainda melhor em alguns dos diversos recortes demográficos do levantamento, que é realizado em todas as regiões do Brasil. Na faixa de 45 anos ou mais, atingiu 30%. Entre os homens, 31%. E entre os mais ricos, 34%.

Também no ano passado, a companhia avaliava que o mercado de caminhões se descolava de outros segmentos da economia, apresentando franco crescimento. A pandemia de Covid-19 mudou esse cenário. Na retomada que se inicia, o otimismo divide espaço com a expectativa.

“Estão aquecendo as vendas de caminhões setores como agronegócio, mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e comércio eletrônico. Esperamos que tudo se ajeite na saúde e na economia do país”, diz Leoncini.

O Novo Actros é a grande novidade da Mercedes-Benz neste ano. O modelo que surge como alternativa para modernizar a frota nacional traz inovações tecnológicas, como um sistema de câmeras digitais que substitui os retrovisores externos.

A Mercedes-Benz venceu todas as 11 edições do prêmio na categoria Caminhão. Quais fatores a marca acredita que colaboraram para construir este reconhecimento apontado pelo Datafolha? Os caminhões Mercedes-Benz são protagonistas na história do transporte de cargas no Brasil. Isso acontece há 64 anos, desde que a marca chegou ao país. Ou seja, os transportadores e os motoristas sempre puderam contar com os nossos caminhões ao seu lado para trabalhar e buscar resultados e lucros.

Em toda essa trajetória de décadas, o caminhão Mercedes-Benz consolidou uma imagem de qualidade, força e robustez em todas as situações, seja nas rodovias, nas cidades ou nas severas operações fora de estrada. Ele é “pau pra toda obra” e nunca deixou de evoluir.

Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende todos os sotaques”. Nossos caminhões efetivamente trazem inovações e novidades que têm a sugestão e a opinião dos clientes.

A liderança invicta no prêmio Folha Top of Mind na categoria mostra que estamos no caminho certo.

A pesquisa Datafolha é realizada em todo o Brasil e conta com recortes demográficos. Como os dados influenciam a marca na condução de sua estratégia de marketing e em suas ações regionais? Em parceria com a nossa Rede de Concessionários, que está presente em todos os estados do território nacional, nós conseguimos entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos nossos clientes de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Em função disso, nossas ações de marketing e de relacionamento levam em conta o perfil de cada transportador, profissional autônomo ou motorista. Como eu disse, a Mercedes-Benz entende todos os sotaques e oferece soluções completas em produtos e serviços para cada demanda do mercado.

O desempenho da Mercedes-Benz nos últimos anos costuma ser ainda melhor entre pessoas com 45 anos ou mais. Qual é a percepção da empresa sobre esses números? Pessoas e profissionais mais experientes tendem a ser mais racionais e pragmáticos nas avaliações de marcas e produtos. Nesse aspecto, os atributos de qualidade e confiabilidade associados aos produtos e à marca Mercedes-Benz ganham evidência.

Os homens e as pessoas de maior renda também se lembraram mais da Mercedes-Benz. Como esses grupos se relacionam com os produtos e o trabalho da empresa? Creio que, neste ponto, o caminhão Mercedes-Benz se destaca porque assegura retorno ao investimento do cliente, seja pela economia no consumo, baixo custo operacional e rentabilidade no transporte, como pelo ótimo custo/benefício, TCO \custo total ao longo da vida útil do veículo] e valor de revenda.

Que tipo de ação a empresa vem adotando para fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros? Em parceria com nossa Rede de Concessionários, a Mercedes-Benz é uma marca atuante na mídia tradicional e nas redes sociais. Também promove diversos eventos e ações de demonstração de seus caminhões junto a empresas de transporte, autônomos e motoristas. Além da presença em tradicionais feiras e exposições do setor, também realiza ações próprias em rotas e locais estratégicos de paradas de caminhoneiros e transportadores.

Ou seja, estamos sempre ao lado de quem transporta, o que, naturalmente, nos coloca na memória dos brasileiros.

Em entrevista à Folha em 2019, a marca avaliava que, apesar das incertezas, o mercado de caminhões se descolava de outros segmentos da economia e estava em crescimento. Como está o cenário do setor agora? O segmento de caminhões está conseguindo vencer os desafios da pandemia e foi um dos primeiros a puxar a retomada da economia. Estão aquecendo as vendas de caminhões setores como agronegócio, mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e comércio eletrônico. Ou seja, a expectativa é boa para o restante do ano. Esperamos que tudo se ajeite na saúde e na economia do país.

Entre os lançamentos recentes da marca aparece o Novo Actros, que entrega novas tecnologias. Quais são os destaques dele? O Novo Actros começou a ser entregue aos clientes no mês de julho com grandes inovações, como o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil.

Essa nova linha de caminhões extrapesados também traz para o país inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas. É o caso do Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5, unico do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), do Assistente de Ponto Cego e Fadiga e do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. O caminhão também é equipado com os já conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Em um país como o Brasil, que é agrícola e que depende da rede de transporte por caminhões, como a marca enxerga sua função nesta cadeia produtiva? A Mercedes-Benz oferece ao mercado brasileiro uma completa e abrangente linha de caminhões. Para o agronegócio, que lidera a economia do país, sempre acompanhamos de perto a realidade do setor, atendendo às expectativas de quem transporta grãos, cana-de-açúcar e outros produtos do campo, oferecendo caminhões de grande capacidade de carga, robustos, resistentes e confortáveis, com economia no consumo e baixo custo operacional, o que contribui para a rentabilidade e os lucros de quem transporta.

Também estamos sempre inovando em serviços e conectividade, assegurando apoio aos caminhões em suas operações, mantendo a disponibilidade para o trabalho e a produtividade da frota.

A Mercedes-Benz é uma companhia tradicional. Como ela mudou no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, mesmo período de existência da pesquisa Datafolha? A Mercedes-Benz é uma marca inovadora. No Brasil, não é diferente. Desde que chegou aqui, sempre esteve à frente do desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias, gerando soluções eficientes e rentáveis para quem busca lucros ao seu negócio

Nos últimos 30 anos, os caminhões da marca evoluíram em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, força, compatibilidade ambiental, robustez, resistência, conforto e segurança. Com a chegada do Novo Actros, a marca novamente traz inovações em serviços, tecnologia digital, telemetria, conectividade e Internet das Coisas.

Como se estrutura hoje a produção de caminhões da Mercedes no Brasil? A Mercedes-Benz conta hoje com duas fábricas de caminhões no Brasil, uma em São Bernardo do Campo (SP) e outra em Juiz de Fora (MG). A unidade do ABC Paulista é a primeira indústria 4.0 do setor de caminhões no Brasil, reforçando o pioneirismo e a liderança da marca na produção de veículos comerciais no país.

Fonte: [Folha de São Paulo

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.