19/02/2021

Leonardo realiza testes com drone de alta capacidade de carga

 Leonardo realiza testes com drone de alta capacidade de carga


Em uma recente colaboração com o Município de Turim e a D-Flight – empresa do grupo Enav, parte de propriedade da Leonardo e Telespazio – a Leonardo conduziu uma série de voos de teste em que um drone pesando 130 kg e movido por um sistema de propulsão elétrica transportou cargas de até 25kg.

O projeto denominado Sumeri: Si Salpa! é, segundo a Leonardo, o primeiro na Itália em que um sistema de pilotagem remota com essas características voa em um ambiente urbano. Faz parte de uma série de experimentos que conduzirão a um futuro em que drones capazes de carregar centenas de quilos de mercadorias serão operados remotamente por até 50 km usando um sistema de controle de Linha Visual Estendida de Local.

O vice-presidente sênior de Sistemas não-tripulados da Leonardo, Laurent Sissmann, destaca que esta iniciativa é uma expressão da visão que a empresa tem para tornar as cidades mais funcionais, sustentáveis ​​e ecologicamente corretas por meio da aplicação de novas tecnologias no segmento de aeronaves não tripuladas e logística, aplicações que também podem ser utilizadas em momentos de emergência, como os vivenciados nos últimos meses.

“Inteligência artificial e automação, combinadas com o nível de sistema da Leonardo e experiência em aeronáutica, estão nos permitindo apresentar novos tipos de operações aéreas com total segurança”, ressalta o executivo.

O ensaio incorporou três fatores que serão essenciais no desenvolvimento de serviços logísticos para áreas urbanas. O primeiro é a alta capacidade de carga do drone, seguido pelo alto nível de automação e finalizando com os recursos avançados para lidar com a gestão do tráfego aéreo. Os benefícios para os cidadãos de tais serviços incluirão futuramente entregas mais rápidas, custos mais baixos e redução da poluição devido aos sistemas de propulsão elétrica dos drones.

Notícias Relacionadas
 ID Logistics reduz em 40% o tempo de permanência do caminhoneiro no CD

14/05/2025

ID Logistics reduz em 40% o tempo de permanência do caminhoneiro no CD

A ID Logistics desenvolveu um sistema para acelerar parte importante do processo logístico, oferecendo mais autonomia aos motoristas na entrega e coleta de carga. Chamada “Easy Checkin”, (...)

Leia mais
 BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente

13/05/2025

BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente

Em um cenário econômico marcado por taxas de juros elevadas e desafios macroeconômicos, o setor de logística no Brasil enfrenta um dos seus maiores testes. Para manter-se (...)

Leia mais
 Um mês após tarifaço, venda de produtos chineses para o Brasil salta até 40%

13/05/2025

Um mês após tarifaço, venda de produtos chineses para o Brasil salta até 40%

Os cerca de 30 dias de guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China, agora arrefecida pelo acordo entre as duas potências globais anunciado ontem, causaram impactos no mercado bras (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.