12/05/2021

Importador usa terminal alfandegado para otimizar caixa na pandemia

 Importador usa terminal alfandegado para otimizar caixa na pandemia


As incertezas provocadas pela pandemia têm levado as empresas a fazer esforços adicionais para melhorar a gestão do caixa num período de recursos escassos. Um sinal disso é o aumento das cargas nos terminais alfandegados, usados como parte da estratégia de importadores para postergar o pagamento de impostos na nacionalização dos produtos.

Segundo o grupo de logística Localfrio, esse é um dos principais motivos por trás da alta de 17% no número de contêineres armazenados em sua área do Guarujá (SP) no primeiro trimestre. No terminal de Suape (PE), a alta foi de 13% no período.

Entre as principais cargas armazenadas estão alimentos, bebidas, componentes eletrônicos e produtos químicos. Além de escalonar o pagamento de tributos, a estratégia evita multas por demora na liberação de contêineres no porto e também permite administrar melhor os efeitos da variação cambial na hora de nacionalizar as mercadorias.

Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas
 Ampliar a estratégia de expansão em intralogística é a função de Brunno Matta à frente da INTRALOG

30/04/2026

Ampliar a estratégia de expansão em intralogística é a função de Brunno Matta à frente da INTRALOG

Como novo diretor-presidente (CEO) da INTRALOG, empresa criada para consolidar as operações de gestão de armazéns e intralogística provenientes da JSL e da TPC, Brunno Matta tem a sua at (...)

Leia mais
 Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega por drones na Baía de Guanabara

30/04/2026

Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega por drones na Baía de Guanabara

A Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima com mais de 188 anos no mercado, realizará, de forma inédita, operações com drones para entrega e coleta de documentos a navios (...)

Leia mais
 A Logística e o Impacto da Tecnologia IoT na Gestão de Embalagens

29/04/2026

A Logística e o Impacto da Tecnologia IoT na Gestão de Embalagens

Por Paulo Franceschini, diretor Comercial e Operações da Tegma Gestão LogísticaA logística vive uma transformação estrutural impulsionada por mudanças profundas nas c (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.